Como criar um layout de sucesso para tráfego pago

Você sabe como criar um anúncio que chame atenção para tráfego pago?

Ao criar um layout que realmente tenha sucesso e bom desempenho em campanhas de tráfego pago, o designer responsável pela criação, precisa se atentar a diversos detalhes para dar vida aos objetivos dessa campanha.

No design, todos os elementos que compõem um layout, trazem diferentes significados e, cada um deles, é importante para a peça final. Esse cuidado deve ser ainda maior quando falamos de arte para patrocinados, pois, além de estarem de acordo com a identidade visual da marca, é necessário também que entregue a mensagem com agilidade, que seja memorável e se destaque em meio a tantos anúncios que somos impactados diariamente.

No decorrer desse artigo, vamos falar sobre a importância de algumas partes do layout que, juntos, fazem a diferença no todo. Vamos lá? 😉

GRID

tráfego pago

Grids, são linhas que tem como objetivo, guiar um design. Essa técnica é utilizada no Brasil já desde os anos 50, quando Alexandre Wollner – grande designer gráfico paulistano – se baseava em linhas e diagramas para estruturar suas criações.

Apesar de não ser uma prática obrigatória, a utilização dessas guias são importantes para:

• Criar com maior facilidade;
  • Organizar os elementos gráficos;
  • Indicar o fluxo de leitura para que o público visualize na ordem que o designer pensou;
  • Fazer um balanço dos pesos de todos os elementos utilizados, criando proporções mais harmoniosas;
  • Entre outros.

O uso do grid é importante para quem deseja utilizá-lo como parte da construção, auxiliando no posicionamento, no contraste, na pregnância… é ele quem dá as diretrizes criativas para que o designer possa cumprir os objetivos propostos nessa criação.

COR

tráfego pago

A escolha das cores é outro fator bem importante na criação de um layout, tanto na harmonização com o restante da paleta, como pela própria psicologia das cores, que traz significados cerebrais para diferentes matizes.

Durante um processo de decisão de compra, onde escolhemos entre um produto ou outro, um dos fatores responsáveis pela escolha pode estar relacionado às cores que ele apresenta.

A escolha de cores não deve ser feita embasada no gosto pessoal. Nem do cliente, nem do designer. As cores despertam emoções, provocam mudança de humor e nem sempre trazem o mesmo significado para todo mundo. E isso pode ter relação com cultura, com gênero, com educação, com localização e tantos outros pontos.

Nesse parágrafo, vamos falar de refrigerantes e na sequência você terá contato com a cor vermelha. Se você automaticamente visualizou ou pensou em Coca-Cola, já entendeu o que falaremos a seguir, que é: cores são ótimas aliadas à memorização e reconhecimento de marca.

Se você quer saber como criar paletas de cores de forma prática, aproveite para clicar aqui e ler o artigo sobre esse tema 😉

TIPOGRAFIA

Tão importante quanto qualquer outro elemento, a tipografia aparece no layout para trazer o conteúdo textual, atuando diretamente na interpretação da mensagem a ser transmitida.

Imagina aqui, uma tipografia medieval com a frase: – “Bom dia, flor do dia.”

Destoa, né? 😅 Isso acontece porque a tipografia também apresenta diferentes sensações. A família tipográfica, o tamanho da fonte, o efeito… tudo isso auxilia na forma como a mensagem será interpretada pelo público.

Outro cuidado que se deve ter com relação à tipografia, é garantir a visibilidade ideal para que o público possa fazer a leitura do material de maneira confortável e rápida.

Também é possível guiar o olhar ou destacar uma mensagem específica, através do uso de Letterings, que são uma forma de desenhar as letras, sendo uma técnica diferente de trabalhar a parte textual do layout. Para entender melhor as diferenças entre tipografia e lettering, clique aqui que tem artigo sobre isso.

COPY

E já que falamos de texto, não poderíamos deixar de falar de copywriting – a famosa COPY – onde o objetivo é a persuasão, a venda, a captação de lead ou alguma ação específica.

Clique aqui e descubra o que é, o que faz e como estruturar uma boa copy.

Em anúncios, é muito comum utilizar na parte textual, gatilhos mentais, que são ferramentas que buscam tornar a mensagem mais efetiva.

Dentre os principais gatilhos utilizados no design, citamos os de:

• Reciprocidade;
  • Prova Social;
  • Escassez;
  • Urgência;
  • Dor e Prazer;
  • Autoridade;
  • Referência;
  • Confiança;
  • Curiosidade;
  • Novidade.

Saiba mais sobre cada um desses gatilhos, clicando aqui.

Unindo as estratégias certas aplicadas a todos esses elementos gráficos você se torna um profissional imprescindível e altamente valioso nos processos de construção de campanhas de marketing digital.

Conheça o ADS Layout, um curso único que liga áreas do mercado criativo, da comunicação persuasiva e da gestão de projetos, mesclando e adaptando ferramentas de publicidade, design, cinema, UX, psicologia, neurociência, engenharia de produção e vendas para determinar possibilidades criativas e eficazes.

O ADS Layout foi desenvolvido para quem quer ser muito mais que um social media e busca entender o pensamento de design para dominar seu processo criativo focando na criação de publicações orgânicas e patrocinadas. Para quem quer aprimorar seus conhecimentos em composição e comunicação visual e para quem quer gerir times de design orientados a metas.

Clique e saiba mais sobre o ADS LAYOUT.

E aí, curtiu o conteúdo?

Então acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Flw, vlw 🤙