Designer: aprenda a criar paletas de cores de maneira prática

Paletas de Cores

Não tem como falar de design sem falar de cores. Combinações, cores complementares, análogas… são muitas as possibilidades e, por isso, criamos essa matéria. Para que você saiba tudo o que precisa pra criar projetos com cores incríveis 😉🤙 

Nosso papo vai rolar em torno do círculo cromático, também conhecido na área como roda de cores 🔴🟢🔵

E então, o que seria um círculo cromático? 

Um círculo (por essa você não esperava 😅) em que as cores são organizadas tendo como base uma matiz ou tom, auxiliando no processo de combinar as cores. 

Mas antes…

Matiz: são todas as cores, independente de serem primárias, secundárias ou terciárias. Uma matiz é o estado natural da cor. É como ela é. Por exemplo: o vermelho é uma matiz. O amarelo é uma matiz. O azul é uma matiz. O roxo é uma matiz…

Tom: é a tonalidade de uma cor, de acordo com a quantidade de luz que ela recebe. Ou seja, quanto mais preto uma matiz recebe, mais escura ela fica. E quanto mais branco ela recebe, mais clara fica. 

Sobre o círculo cromático, ele não acontece de uma forma única e nem traz um número exato de cores, podendo haver, por exemplo, alguns círculos com 6 cores, outros com 48, ou muito mais. Além disso, podem ser classificados também por diferentes “famílias” de cores, ou com mais variedades, a partir de diferentes bases tonais e intensidades.

O círculo é dividido, portanto, em 3 grupos. Os de cores primárias, que são as principais; cores secundárias, que são criadas a partir de duas cores primárias misturadas; e as terciárias, desenvolvidas quando uma cor primária é misturada com uma cor secundária. Mas aqui é importante lembrar que as cores primárias, por exemplo, podem ser diferentes estando em RGB ou CMYK. 

Regras de Harmonia

Para facilitar a escolha de diferentes cores que formarão uma paleta, seja para a criação de uma marca ou para um job específico, existem uma série de regras de combinações, que proporcionam essa construção de forma mais prática. Vamos a elas 😉

⚫ Cores Monocromáticas

A monocromia é a utilização de uma única matiz em diversos tons diferentes. 

paletas de cores

⚫ Cores Complementares

São cores que, no círculo cromático, estão em lados opostos a partir de uma linha reta. 

paletas de cores

⚫ Cores Análogas

São as que estão posicionadas lado a lado, em uma sequência de proximidade.

paletas de cores

⚫ Cores em Tríade

Quando são dispostas 3 cores no mesmo distanciamento, formando um triângulo perfeito.

paletas de cores


⚫ Cores em Fenda (Meio Complementares ou Complementar Decomposta)

Também utiliza-se 3 cores em formato de triângulo, porém, agora, a partir do momento que se tem a primeira cor escolhida, as outras duas estarão aos lados da linha oposta (complementar).

paletas de cores

⚫ Cores em Retângulo

São 4 cores combinadas que, juntas, formam um retângulo.

paletas de cores

⚫ Cores em Quadrado

Agora, as 4 cores são combinadas de forma a lembrarem os lados de um quadrado.

paletas de cores

Tipos de Roda de Cores

Conheça agora, alguns dos diferentes formatos de Roda de Cores: 


⚫ Roda de Cores Assimétrica

Criada por Isaac Newton em 1704, essa roda era baseada em intervalos musicais.

paletas de cores

⚫ Roda de Cores Simétrica

Em 1810, Goethe criava uma roda de cores agora simétrica, com “cores evocadas reciprocamente”. 

paletas de cores

⚫ Roda de Cores Aditivas

Em 1990, era criado o círculo de cores por Schiffman. A base eram combinações aditivas do espectro de luz. 

paletas de cores

⚫ Roda de Cores RGB

Círculo cromático formado a partir da combinação RGB (Red – Vermelho; Green – Verde; Blue – Azul).

paletas de cores

⚫ Roda de Cores RYB

Círculo cromático formado a partir da combinação RYB (Red – Vermelho; Yellow – Amarelo; Blue – Azul).

paletas de cores

⚫ Roda de Cores CMYK

Círculo cromático formado a partir da combinação CMYK (Cian – Ciano; Magenta – Magenta; Yellow – Amarelo; Black – Preto)

paletas de cores

E qual a importância da utilização da roda de cores para o design?

Bom, as cores são um dos principais pontos dentro de uma composição. É importante não somente pelo design em si, mas pelo Brand também. Afinal, esse é um elemento que também traz sensações, posicionamento e, automaticamente, faz parte da identidade visual de uma marca.

A partir de que as cores são combinadas dentro de referências lógicas, como as diversas possibilidades de círculos cromáticos, ajuda o designer no momento da criação, fazendo combinações assertivas.  


Além do design…

As cores também comunicam em todas as versões visuais de uma marca. Sendo através do uniforme dos colaboradores, dos filtros utilizados em vídeos e fotografias, nas embalagens, na papelaria. O conjunto dessas ações resulta em uma marca muito mais forte e presente. 


Ferramenta para criação de Paletas

Além de todas essas informações, vamos compartilhar com você também uma ferramenta gratuita bem interessante para construção de paletas com base no círculo cromático. É a Adobe Color. Com ela, você consegue selecionar a regra de harmonia de cores que desejar e, então, ir testando uma série de possibilidades com base na regra escolhida, além de poder testar outras regras também. Vale investir uns minutinhos na utilização dessa ferramenta incrível. 

Vlw, Flw 🤙

Ao continuar você concorda com nossa  política de privacidade.