Qual a diferença entre lettering e tipografia?

Lettering e Tipografia

Tanto a tipografia quanto o lettering, são ferramentas bastante utilizadas no design para marcas. Mas, por incrível que pareça, são termos que representam duas técnicas distintas. 

Ainda que trabalhem com conceitos próximos, ambos trazem soluções diferentes. E é sobre essas diferenças que vamos falar no decorrer dessa matéria 🙌

Lettering

Lembra lááááá daquela época do início da vida escolar, quando escrevíamos em caligrafia naqueles cadernos que vinham já com espaços definidos para colocarmos as palavras? Então… não é isso 😂 E já explicamos porquê.

É que na caligrafia, as letras são escritas. Já na técnica de lettering, a maior característica é utilizar as palavras em forma de desenho. Dessa forma, é possível alcançar qualquer resultado que se deseja, de acordo com a mensagem que se quer passar. 

Trocando em miúdos, lettering é o ato de desenhar letras.

Na maioria dos casos, são desenhados à mão com os mais variados tipos de “ferramentas”. Lápis, gizes, canetas, canetinhas… tudo pode entrar na roda. Inclusive, ferramentas digitais. Por isso, muitos artistas preparam letterings também em tablets ou computadores.

Pra visualizar ainda melhor, lettering é isso aqui, ó ⤵️

lettering e tipografia

Tipografia

Já a técnica da tipografia é utilizada a partir da junção de um conjunto de caracteres existentes. Vale lembrar apenas que mesmo que tenha sido desenvolvido por um designer, passou pelo processo de virar um caractere, deixando de ser um desenho, por exemplo. 

Sabe quando você está no computador escolhendo uma “fonte” para compor uma comunicação?  Como você está escolhendo um conjunto de letras que combinam e são uniformes entre uma e outra, você está utilizando uma tipografia. 

Tipografia, é isso aqui ⤵️

lettering e tipografia

E já que entramos nesse assunto de estar no computador escolhendo fontes…

É importante nos atentarmos que tipografia não é bingo. E lettering, também não

O que isso quer dizer na prática? 

Que as letras têm personalidade. 

Exemplificando…

Imagina uma imagem do Arnold Schwarzenegger fazendo assim com os braços (💪), com sua tradicional tanguinha preta, e, ao lado, o seguinte texto escrito com uma fonte gótica “seja o arco-íris na nuvem de alguém” 🌈☁️

Pausa para um comentário: (Você nunca mais irá ‘desver’ essa imagem. Desculpem por isso) 🤭

Esses são estilos distintos, portanto não possuem nenhuma relação entre eles e por isso não funciona. 

As letras também possuem um tom de voz e isso deve estar condizente com toda a identidade de uma marca, para que não haja gaps de comunicação entre emissor e receptor. 

Se você busca por aprovações com o cliente de forma muito mais rápida, diminuindo também o número de refações, você precisa conhecer o BRAND – o Curso de Criação de Marcas aqui da Casa 😉 

Além de aprender a aplicar teorias nos seus projetos, conhecer técnicas que vão facilitar a sua geração de ideias e a chance de desenvolver services com um alto valor agregado ocupando lugares estáveis no mercado de trabalho, nesse curso você também estudará sobre:

– Estilos tipográficos;

– Variações tipográficas;

– Psicologia dos tipos;

– Romanas;

– Grotescas;

– Espaçamentos;

– Composições;

– Logotipos;

– Construção de letras;

– Grid tipográfico;

– Anatomia da letra;

– Tipo geométrico;

– Tipo escritural;

– Grid tipográfico;

– Anatomia da letra;

– Tipo geométrico;

– Tipo escritural;

– Famílias do alfabeto;

– Programas e plugins.

E ainda tem muuuuito mais.

Quer saber como esse curso pode transformar a sua carreira te apresentando fundamentos de design, melhorando a agilidade do seu processo criativo, melhorando a qualidade dos seus projetos e desenvolvendo tudo isso de uma forma que vai elevar também a sua entrega (e consequentemente, o seu valor)? É só clicar no botão que lá a gente te explica melhor 😉

 

E pra fechar essa matéria, dois lembretes:

👉 Beba água;

👉 Não sorteie a tipografia, nem desenhe de qualquer jeito os letterings dos seus Jobs. Conheça os estilos e os significados que cada letra pode te oferecer.

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.