As diferenças entre Branding e Marketing

Diferença entre Marketing e Branding

Branding e Marketing são termos que ouvimos com muita frequência e, por mais que às vezes possa parecer, não é um bicho de 7 cabeças. No máximo umas 6 😂 Mas serão um total de 0 depois dessa matéria 😉🤩

Vamos partir da ideia de que muitas pessoas podem confundir achando que branding e marketing são a mesma coisa. Mas não são… eles se complementam. É tipo Sandy e Júnior. Precisa dos dois juntos para ser imortal e não morrer no final 😜

Para um crescimento bem estruturado de uma organização, os dois precisam caminhar juntos. Cada um com sua estratégia e função. E, por isso, é necessário entender bem as diferenças de cada um deles, para alcançar o equilíbrio.

Bang

Vamos falar sobre essas diferenças 😉

RAPIDEZ X DURABILIDADE

Ações de MARKETING tem o objetivo de alcançar resultados específicos dentro de um período pré-determinado. Enquanto que BRANDING tem suas ações voltadas à cultura e posicionamento da instituição, criando vínculos profundos com o passar do tempo. 

ESTRATÉGIA X CONCEITO

O MARKETING influencia diretamente no faturamento de um negócio. O planejamento dele, tem relação direta às metas da instituição. Já o BRANDING se concentra na imagem da marca perante a sociedade e sua relação é ligada não ao faturamento, mas ao valor de mercado dessa instituição. 

MENSURÁVEL X INTANGÍVEL

O MARKETING usa dados de alcance, frequência, continuidade, orçamento… Dessa forma, consegue determinar o esforço que será necessário para atingir metas a curto e a médio prazo. O BRANDING, por sua vez, não consegue mensurar dados mas pode alcançar a fidelidade de clientes por meio de evocações emocionais, significados sociais, culturais e simbólicos que ultrapassam a sua materialidade. 

Em resumo, o Marketing gera desejo a partir de estratégias que vão enaltecer o produto ou serviço, incentivando relações de consumo. Porém, não é só um anúncio. São também uma série de dados mensuráveis que ajudam a traçar um planejamento por períodos determinados a fim de cumprir suas metas. 

O Branding conecta clientes com os valores da marca, com sua personalidade e com seu posicionamento. Porém, não é só logo. É fidelizar clientes através da emoção e de significados que não podem ser tocados, por meio de ações que vão gerar valor à marca.

Imagine-se na seguinte situação. Você vai na padaria comprar um pão. Perto da sua casa, num raio de 2km, você tem 3 opções de padaria. Todas vendem o mesmo pão e por um preço muito parecido. Você dá uma olhadinha no Instagram e vê que a Padaria 2 publicou uma foto do pão saindo do forno, com fumacinha por cima e tudo. Você salivou e decidiu ir lá buscar seu pãozinho. Isso é Marketing.

Chegando lá, você já sentiu o cheirinho do pão. Viu que a vitrine está toda organizada, com tudo fresquinho. Observou que as embalagens dos produtos são desenvolvidas para serem reutilizadas por você, em casa, pensando no meio ambiente. Tinha uma música no fundo que te causou a sensação de conforto e felicidade. Você não tem dúvidas de que essa é a sua Padaria favorita agora e certamente os próximos pães serão comprados ali. Isso é Branding

Ou seja…

Marketing faz as pessoas irem. É quando o negócio fala para as pessoas.

Branding faz as pessoas voltarem. É quando as pessoas falam do negócio.

Agora ficou muito mais fácil de entender essa relação, né? Compreendendo melhor cada um deles e usando os dois conceitos juntos, os resultados serão muito mais interessantes.

Quer saber mais sobre os temas? 

Nós recomendamos um curso da Casa para você.

Se você se identifica mais com a área de Branding, conheça o Curso de Criação de Marcas – BRAND. Nele, você aprende o método para criar marcas envolventes, trabalhando desde a análise mercadológica até a composição de uma identidade visual bem estruturada, tendo mais propriedade ao escolher cada elemento. Suas aprovações serão mais rápidas e suas ideias mais surpreendentes.

Clique aqui para acessar a página do curso Brand.

Siga-nos no Instagram e não perca os conteúdos que publicamos por lá também.

@escola_casa

Flw, vlw 🤙

Facebook
Twitter
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.