Quantas cores podem ser usadas em um feed?

Quantas cores podem ser usadas em um feed?

Sempre surge a pergunta na hora de montar um feed e quantas cores podem ser usadas em um feed.

Primeiramente, é preciso levar em consideração quais são os elementos que compõem essa composição cromática. Existem três: matiz, saturação e brilho.

cores podem ser usadas em um feed

Quando falamos de matiz, estamos falando das cores primárias, secundárias e terciárias. 

cores podem ser usadas em um feed

Preto e branco não entram nessa berlinda porque esses elementos são tonalidades, ou seja, preto e branco não são cores necessariamente.

cores podem ser usadas em um feed

Dito isso, antes de determinar para o feed (ou para qualquer elemento de ativo de marca) é interessante escolher as matizes e ainda fazer uma divergência entre essas matizes para definir qual vai ser a matiz principal, qual vai ser a matriz de amparo (ou matriz secundária), a terciária (caso seja uma tríade) e assim por diante…

→ Determinar a ênfase de cada matiz vai dizer qual a participação que cada uma delas vai ter na composição ←

Para ser possível criar mais diversidade e ter mais plasticidade na composição, pode-se trabalhar com variações tonais* e variações de saturação.

Lembrando que “Tonalidade” é o acréscimo de preto, “Saturação” é a intensidade de croma que essa cor vai ter: a quantidade de ênfase, a vivacidade que a cor vai ter.

cores podem ser usadas em um feed

Em resumo: 

Para um feed de instagram, é interessante trabalhar com duas matizes, suas variações tonais e variações de saturação. Por exemplo: utilizar tons mais saturados para criar destaques, porque eles são mais visíveis e chamam mais atenção.

Isso é tudo por hoje, pessoal! Esperamos que tenham curtido esse conteúdo. 

Se você tem interesse em complementar sua leitura, acesse este post sensacional sobre feed organizado ou harmônico que fizemos no nosso Instagram 😊

Curtiu esse blog?

Para continuar vendo conteúdo como este, acesse aqui.

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.