Qual a melhor câmera para fotografia?

Escolher a câmera ideal para comprar, não é um processo fácil e é comum surgirem diversas dúvidas em relação aos diversos modelos disponíveis no mercado. Mas não priemos cânico! Relaxa que a gente vai te dar uma forcinha e esclarecer algumas coisas ao decorrer dessa matéria 😉

O primeiro ponto que devemos ter em mente, são uma série de perguntas que vão nortear um “caminho de possibilidades” entre as opções de câmeras disponíveis no mercado. O segundo ponto é que a resposta para qualquer pergunta relacionada a esse tema é: depende. 

Qual a melhor câmera? Depende.

Qual a faixa de valor? Depende. 

Qual a marca ideal? Depende. 

Depende… do que você espera, de quanto você está disposto a investir, de qual o seu objetivo e por aí vai. 

Nosso ponto de partida será então entender quais os tipos de câmeras mais comuns. Vamos lá! 

Smartphone

As câmeras de smartphones são práticas e estão evoluindo cada vez mais. Porém, elas podem deixar a desejar, se comparadas a outras câmeras, no quesito qualidade de imagem, iluminação e sensor.

Câmeras de Ação

Utilizadas comumente em esportes radicais, são muito resistentes e possuem um sistema de estabilização avançado, deixando vídeos muito menos tremidos. Também fotografam várias imagens por segundo em resolução máxima.

Compactas

Conhecidas também como “point and shoot”, ou “aponte e dispare”, essas são opções de baixo investimento e uma qualidade melhor do que as de smartphones, mesmo não possuindo um controle manual com ajuste de ISO, velocidade e abertura.

Mirrorless

Diferente das DSLR, neste modelo de câmeras não há intermediação de espelhos. E, por esse motivo, gravam vídeos com melhor qualidade porque o foco automático não é prejudicado pelo conjunto de espelhos, como nas DLSR. São câmeras compactas de corpo mas com sensor maior. É possível a utilização de lentes profissionais intercambiáveis e com funções manuais.

DSLR

Possuem versões de pequeno, médio e grande porte. Por ter a imagem refletida internamente por um espelho, gera fotos mais naturais. Costumam ter todas as funções manuais e muitas opções diferentes de lentes. Por ter um corpo um pouco maior que as Mirrorless, tem também uma capacidade de bateria maior.

Grande Formato

Geralmente são utilizadas para publicidade e moda. São câmeras pesadas que requerem mais espaço de armazenamento. O sensor em que a luz é captada é maior, e, por isso, tem uma qualidade de imagem excelente. Lembram as câmeras sanfonadas de antigamente. 

Agora que você já conhece os principais tipos de câmeras, vamos falar de coisa boa. Vamos falar de:

Megapixel

Uma câmera com 16MP é melhor que outra de 12MP, certo? ERRADO ❌

A quantidade de megapixels é uma informação muito importante, mas não é exclusivamente quem define a qualidade de uma câmera e não segue a regra do quanto mais, melhor. O tipo de sensor que é utilizado em diferentes marcas e modelos também influenciam no resultado final. Até porque se fosse apenas os megapixels que definiriam uma imagem de qualidade, uma DSLR de 24MP não seria melhor que uma câmera de Smartphone com 64MP, por exemplo.

Megapixel OK.

Mas e Marcas? 

Bom… existem também muitas marcas que são excelentes e a melhor vai depender muito da sua necessidade e até mesmo do seu costume entre uma e outra. Mas o nosso conselho que vem do fundo do coração é: não compre câmeras de marcas que você nunca ouviu falar na vida, sem fazer uma boa pesquisa antes. Para saber sobre o equipamento, acessórios, manutenção… 

Por mais que o preço às vezes possa ser muito bom, pense o quanto essa conta pode ficar maior depois, se você acabar investindo em um equipamento sem procedência. 

Marcas OK também. 

Então quer saber quais câmeras a gente indica? 

A resposta é DEPENDE. Depende de todos esses fatores que comentamos. Mas separamos uma seleção de bons equipamentos para te dar um norte, olha só! 

Nikon D3500

DSLR

Sensor: 24 MP

Vídeo: Full HD

Destaques: modo Guia, tela LCD traseira.

Nikon D3500 Câmera

Canon SL3

DLSR

Sensor: 24,1 MP

Vídeo: 4K

Destaques: tela touchscreen vari-angle, sensor com tecnologia Dual Pixel CMOS AF, Wi-Fi e Bluetooth.

Canon SL3 Câmera

Canon 90D

DSLR

Sensor: 32,5 MP

Vídeo: 4K

Destaques: disparo contínuo de 10fps e captura de vídeo em 4K sem cortes.

Canon 90D Câmera

Canon 5D Mark IV

DSLR

Sensor: 30 MP

Vídeo: 4K

Destaques: baixo ruído mesmo em ISO elevado, Dual Pixel CMOS AF

Canon 5D Mark IV Câmera

Sony Alpha A6400

Mirrorless

Sensor: 24.2 MP

Vídeo: 4K

Destaques: Estabilidade, formato APS-C, Wi-Fi.

Sony Alpha A6400 Câmera

Nikon Z6 II

Mirrorless

Sensor: 24,5 MP

Vídeo: 4K

Destaques: velocidade de disparo continuo de 14fps, sistema híbrido de foco.

Nikon Z6 II Câmera

GoPro Hero9 Black

Ação

Sensor: 20 MP para fotos e 23,6 MP para vídeos

Vídeo: 5K

Destaques: TimeWarp 3.0 para timelapse, estabilidade, resistência. 

GoPro Hero9 Black Câmera

Talvez você esteja se perguntando agora… quais dessas câmeras são profissionais? 

Segundo o fotógrafo e professor aqui da Casa, Alexandre da Luz, “profissional, ou não, é quem segura a câmera.” 

É SOBRE “ISO” (ba dum tsiii)

É importante saber que, assim como não é a raquete que faz um tenista ser ótimo, também não será a câmera que fará com que você seja o melhor fotógrafo ou videomaker do mundo. O equipamento não te torna um especialista, mas sim, o tempo que você investe se dedicando. 

Não existe essa história do “mas com uma câmera dessas, até eu…”. A realidade é: eu sim… e com qualquer câmera dessas 😉 

Confira nosso post no Instagram

Aliás…

Se você quer se profissionalizar ou fazer da fotografia o seu hobby, conheça o nosso Curso de Fotografia. Ele vai te ajudar a conhecer muito bem o seu equipamento, vai te ensinar a dominar a luz natural/artificial e, acima de tudo, vai treinar seu olhar para identificar ângulos e enquadramentos que possibilitem fotos maravilhosas.

Mas antes, diga XISSSSS 📸😎✌️

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.