Publicidade ou Design Gráfico. Qual carreira escolher?

Publicidade ou Design Gráfico

Se tem duas áreas que a galera que se identifica com o lado “humanas” da força curte bastante, é a Publicidade ou Design Gráfico. E cá entre nós, são realmente duas áreas criativas incríveis! 🤩

Num primeiro momento, por ambos os cursos lidarem com criatividade, muita gente acaba tendo dúvidas com relação às diferenças entre o mundo da publicidade e o mundo do design. E, apesar da proximidade, o foco de cada uma delas é diferente sim. E é sobre isso que vamos conversar hoje. Então puxa a cadeira e vem com a gente 🤘

Bom, se você acha que a Publicidade tem uma gama enorme de vertentes em que o publicitário pode atuar, saiba que é isso mesmo 😎 E o Design não fica atrás não. 

O publicitário pode seguir carreira na TV, no rádio, trabalhar com vídeo, com mídia, com redação, com fotografia, com Marketing, com pesquisa, com comunicação visual, até mesmo com design e com muito, muito, muito mais.

Mas o designer gráfico também tem um monte de possibilidades de colocação profissional, como: estúdios de animação, estúdios criativos, produtoras, editoras, agências, setores de marketing, gráficas, freela e muito, muito, muito mais também. 

E além das diferenças da carreira em si, ainda tem outros detalhes. Olha só ⤵️

 

Objetivo

O objetivo da publicidade é trabalhar a estratégia, criando diferentes campanhas que curem as dores do seu público. Aqui, o foco é conversão. Transformar ações em números positivos para a marca. 

Já o design, também busca curar as dores do público, mas com foco no produto/serviço por meio da estética, da usabilidade, das informações apresentadas na comunicação. Ajuda na conversão contribuindo com a personalidade gráfica, conectando o trabalho com o público. 

Neste ponto, é como se o objetivo da publicidade fosse vender um determinado produto ou serviço, e o design colabora criando soluções visuais para que isso aconteça. Logo, já vimos que, neste caso, um apoia o outro. 

 

Processos

Os processos de trabalho também são diferentes quando se inicia um novo projeto. 

Publicitários elaboram pesquisas de mercado, definem o posicionamento da marca, desenham (não literalmente, mas às vezes até literalmente sim 😜) o escopo do projeto e então delegam ou executam as etapas de construção, tirando a ideia do papel. 

Os designers gráficos iniciam seus projetos construindo um wireframe por meio de um layout básico, que ainda não recebeu a identidade visual. Depois cria a partir do seu processo criativo até que chega no resultado final ou no protótipo, que dá vida à ideia. 

Claro que esses não são processos obrigatórios da profissão. Mas são bastante utilizados como guias para que, então, cada profissional execute dentro da sua expertise e know how

 

Prioridades

Ambas as áreas possuem suas prioridades que, apesar de se complementarem, são distintas. 

A Publicidade trabalha a mensagem, a chamada da atenção, a chamada para a ação, as diferentes ofertas, promoções, os locais onde cada ação deve acontecer, o impacto que a comunicação terá diante dos consumidores e do público em geral. 

O Design prioriza a tipografia, as cores, valores tonais, formas, direção de arte, a ilustração, a edição, a hierarquia da informação, proporções, estética, o visual de acordo com os sentimentos que devem ser expressados aliado à linha criativa proposta e desenvolvida para a marca. 

 

Qual área é a melhor? 

Aquela que você mais se identifica 🙂

Os dois mundos, embora sejam diferentes, se complementam no final. Aí vai depender muito do seu perfil criativo. Se você se sente mais à vontade pesquisando, estruturando ações, pensando em diferentes estratégias, participando de diferentes etapas além da criação, a Publicidade vai ganhar seu coração. 

Agora, se você curte a ideia de transformar informação em soluções gráficas, criando arte, editando, diagramando, facilitando a vida dos consumidores, dando forma às ideias, o Design vai ser um prato cheio (e delicioso) pra você! 

Publicidade ou Design Gráfico

Seja na Publicidade ou no Design, ter um conhecimento 360 de diferentes “bolhas criativas”, te tornarão um profissional muito melhor preparado para o mercado. Te convidamos então a conhecer todos os cursos que temos na Casa. 

 

Flw, vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.