Pantone 2022: Conheça a cor do ano

A Pantone já revelou a cor do ano, do próximo ano. Mas, antes de falarmos sobre isso, vamos entender o contexto 😉

PANTONE é uma marca criada pela Pantone Inc. Tem sede em Nova Jersey, nos EUA, e é referência e autoridade mundial sobre cores, em todo o mundo (exceto no Japão). A marca trabalha com tecnologias que garantem uma precisão de cores muito alta, sendo uma linguagem padrão em diversas fases de processos, como desde a cor que o designer escolhe, até o tom da impressão que o fornecedor utilizará na indústria. 

As cores são mapeadas por meio de uma numeração, o que garante que não haja espaço para subjetividade, ou seja: um tom é exatamente aquele. Para Lawrence Herbert, que fundou a Pantone em 1963, as cores são vistas e interpretadas pelas pessoas de maneiras diversas. Isso, junto a falta de tecnologia nessa época, resultava em diversos erros de impressão, que, devido a baixa quantidade de tons disponíveis, não era possível compor cores específicas. Foi para solucionar esse tipo de problema que Lawrence criou o famoso leque de cores.

Com o passar do tempo e a identificação das soluções que a marca trazia para o mercado, a linha foi crescendo e aprimorando suas combinações de cores, criando adaptações para outras áreas como a de tecnologia digital, moda, plástico, arquitetura e decorações.

Cor do Ano Pantone

A primeira “Cor do Ano” divulgada pela Pantone, aconteceu em 1999 quando elegeu uma cor como tendência para 2000: a Cerulean. Um tom de azul que representava o novo milênio com tranquilidade e paz. Com um resultado muito positivo, a marca trouxe essa ação para todos os anos, onde se encarrega de lançar a tendência de cor do ano seguinte. 

Pantone 2022

Pantone Cerulean, cor do ano de 2000.

Very Peri

O tão aguardado anúncio da cor do ano saiu e, para 2022, a Pantone selecionou a “Very Peri”. 

Pantone anuncia Very Peri como cor de 2022 | Moda e beleza | G1

Pantone Very Peri, cor do ano de 2022.

Pela primeira vez na história dessa ação da marca, a cor é um desenvolvimento de tom inédito. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, “estamos em uma época sem precedentes que exige a introdução de uma cor completamente nova. Com novas tendências no mundo dos games, a popularidade crescente do metaverso e a ascensão das formas digitais de arte, a Very Peri ilustra como as tendências de cores do mundo digital estão sendo manifestadas no mundo físico, e vice-versa.”

Leatrice ainda reforça que “a seleção da Very Peri traz uma nova perspectiva e visão da já confiável e amada família da cor azul, abrangendo as qualidades dos azuis e ao mesmo tempo, do tom vermelho violeta.” A ideia é representar uma presença marcante, que incentive a criatividade e as expressões da imaginação, abrindo novas visões para reescrevermos nossa história.

Para Luciana Ulrich, especialista em coloração pessoal, a escolha da cor foi surpreendente por não ter aparecido nos desfiles da Pantone em Nova York e Londres. Porém, o tom lilás esteve em alta nas lojas e agora chega com ainda mais força, representando espiritualidade e profissionalismo a quem usar. Por ser uma cor um pouco mais fria, ela combina bem tanto com cartelas de verão quanto de inverno. A Very Peri, para Luciana, é uma cor equilibrada em temperatura, intensidade e profundidade. 

Combinação de Cores

Seguindo as tendências para 2022, quem busca utilizar a Very Peri em suas composições, deve ter em mente que preto e branco serão as combinações seguras para utilização. Já os tons de contraste são o rosa, amarelo e laranja. 

Feng Shui

Para o Feng Shui – prática chinesa que utiliza a energia como força para harmonizar indivíduos e ambientes – o tom azul violeta que a cor Very Peri carrega, estimula a expressão criativa e a inventividade, proporcionando coragem e incentivo em projetos que envolvem tecnologia e atividades online. 

Últimos Anos

Dá uma olhadinha em quais foram as cores Pantone escolhidas pela marca até hoje:

2021: Ultimate Gray e Illuminating

2020: Classic Blue

2019: Living Coral

2018: Ultra Violet

2017: Greenery

2016: Rose Quartz e Serenity

2015: Marsala

2014: Radiant Orchid

2013: Emerald

2012: Tangerine Tango

2011: Honeysuckle

2010: Turquoise

2009: Mimosa

2008: Blue Iris

2007: Chili Pepper

2006: Sand Dollar

2005: Blue Turquoise

2004: Tigerlily

2003: Aqua Sky

2002: True Red

2001: Fuchsia Rose

2000: Cerulean

Agora é com você… a utilização do Very Peri em seus trabalhos, fará com que você tenha destaque, estando por dentro das tendências do ano. 

Se você quer ter ainda mais destaque em suas composições, dá uma olhada nos cursos da Casa. São aulas dinâmicas em diversas vertentes das artes: hand paint, desenho e ilustração, design de estampa, edição de imagens, bitmap photoshop, fotografia, edição de vídeo, design gráfico, ads layout e criação de marcas.

Clique aqui e conheça detalhes de todos eles 😉

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.