O que faz um designer gráfico?

A área de design gráfico é bastante interessante e atrai o olhar e atenção de muitas pessoas que estão na busca de uma profissão. 

Então se você quer conhecer tudo ou um pouco mais sobre essa área, vem com a gente nessa matéria que vai te trazer diversos detalhes sobre a profissão designer gráfico

Design x Designer. Quem é quem? 

Essas duas palavrinhas correlatas causam bastante confusão no mercado 😅 Então já vamos iniciar fazendo uma distinção entre elas 😉

Design = processo criativo para a elaboração de um produto (neste caso, gráfico). 

Designer = o profissional que irá executar esse trabalho de design. 

E o que faz então um Designer Gráfico? 

Basicamente, cria soluções visuais em diversos formatos, como:

– Criação de logotipos e marcas;

– Desenvolvimento de embalagens;

– Layout para impressos como: flyers, folders, banners, papelaria e etc;

– Layout para produtos online como: sites, landing pages, redes sociais, banners de sites e etc;

– Criação de anúncios gráficos para meios impressos e digitais;

– Diagramação de jornais, revistas, ebooks e etc;

– Criação e produção de animações e vinhetas;

– Criação de arte para comunicação visual como: placas, fachadas, uniformes;

– E muito mais…

São inúmeras as possibilidades dentro do mercado de trabalho para atuação como designer. 

Como trabalha

O trabalho de design gráfico é desenvolvido a partir das habilidades do designer que cria suas peças por meio de intervenções gráficas como desenhos, imagens, tipografia e cores. Tudo isso, alinhado a técnicas de harmonia e construção que resultam em um trabalho consistente através de gatilhos mentais, levando assim, a mensagem ao público. 

Então o designer gráfico desenha?

Sim, mas não só. Embora não precise desenhar bem, é importante saber desenhar para colocar no papel as suas ideias com mais clareza. Mas, desenhar bem, acaba se tornando um diferencial competitivo bem relevante. 

Pausa para um adendo:

Já que estamos falando sobre desenho, aqui tem uma matéria bem legal sobre os 6 elementos da representação gráfica que te auxiliam a desenhar melhor. Então depois de terminar a leitura dessa matéria, vem aqui pra essa que também está bem legal.

Retomando…

E além do desenho?

Para ser um profissional melhor, o designer precisa ter embasamento técnico, referências e conhecimento de áreas como a História da Arte, por exemplo, para aplicar conceitos que realmente estejam de acordo com a comunicação que se deseja passar.

Então não é só apertar botão? 

designer gráfico

Não. No. Nein. Non. 아니요

O Design vai muito além das ferramentas possíveis de execução. Embora seja interessante que o profissional se identifique com a tecnologia para utilizar as diversas ferramentas de computação gráfica para a realização dos projetos, é necessário também entender as diferentes técnicas para criar layouts que tenham resultado e solucionem problemas com foco no usuário.

É preciso ser criativo?

A criatividade ajuda, claro. Mas ninguém é criativo o tempo todo. Nessas horas em que a criatividade não aparece, a produção não pode parar, então quem está por dentro das tendências e conhece métodos de criação, sai na frente.

Quero ser Designer! E agora? 

Uma ótima solução para quem deseja atuar como designer gráfico, é investir em cursos na área. Com um valor do que uma faculdade, cursos são focados na área específica, projetando o profissional para o mercado de trabalho com mais agilidade, além de ter um valor de investimento muito menor. 

Sabendo disso, te convidamos a conhecer o Curso de Design Gráfico da Casa 😉 

Aqui, você vai aprender a criar layouts bem estruturados e com ótimo embasamento técnico. Compreenda seu processo criativo e desenvolva habilidades de criação e desconstrução para apresentar soluções eficazes nas áreas de UI, Design editorial, Tipografia, Infografia, Branding e Comunicação Integrada.

São 50h/aula ao vivo, que você pode começar a fazer agora mesmo, mais 60h de orientação, totalizando 110h de aprendizado com Evandro Stein – que é Mestre em Design, publicitário com especialização em gestão da qualidade, diretor de criação que desenvolve trabalhos em branding, UX e editorial. Entusiasta da inovação que acredita no design como ferramenta para gerar soluções eficazes e transformadoras e na colaboração como principal propulsor da criatividade.

Ufa! 

Agora só falta  acessar a página do curso, conhecer todos os detalhes, ter nosso contato para tirar todas as dúvidas e investir em um conhecimento que lhe retornará o valor investido logo nos primeiros trabalhos.

 

Esperamos te encontrar do outro lado, como aluno 😉

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.