Nubank: Cases de Marca – A Origem do Logotipo.

Fundada em 2013, a marca Nubank veio para ficar. Com sua inovação, conquistou mais de 86,11 milhões de clientes, virando referência no setor financeiro. Descubra a origem do logotipo da empresa no texto do blog Escola Casa.

O logo que você utilizará para sua marca é uma das peças essenciais para a identidade visual de sua empresa. Ela te conecta com seus consumidores de forma visual, racional e emocional.

A forma como você utilizará o logo, seja com texto, símbolo, ou os dois, precisará carregar conceito, valores e história. Ela estará diferenciando você dos outros concorrentes.

Fundado em 2013, o banco digital Nubank veio para mudar o que a gente sabia sobre guardar e movimentar dinheiro. Com uma proposta simples e direta, o Nubank conquistou rapidamente o coração de milhões de pessoas que estavam cansadas das complicações dos bancos tradicionais. Desde o início o Nubank quis fazer tudo diferente. Ao invés de agências físicas, eles apostaram em um aplicativo que resolve tudo. Quando digo tudo, é tudo mesmo, desde abrir a conta até resolver problemas que, em outros bancos, teríamos que pegar senha e esperar um tempão para resolver.

Raízes e Evolução da Marca

Nubank, logo antiga.

Tudo começou quando David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible se uniram com uma missão clara: simplificar a vida financeira das pessoas, eliminando as taxas abusivas e a burocracia que marcavam os bancos tradicionais no Brasil. A Nubank nasceu em uma startup que começou em um pequeno escritório em São Paulo.

Eles tinham uma vantagem: visão moderna sobre o que deveria ser um serviço bancário na era digital. Apostando em tecnologia de ponta e design intuitivo, eles desenvolveram um aplicativo que permitia aos clientes ter total controle sobre suas contas sem sair do conforto de casa.

A primeira grande jogada do Nubank foi o lançamento do cartão de crédito roxo, sem anuidade, gerenciável totalmente pelo app.

Com o passar dos anos, o Nubank foi além dos cartões de crédito. A empresa expandiu sua linha de produtos para incluir contas digitais, empréstimos, investimentos e até seguros, sempre mantendo o foco na experiência do usuário.

Detalhes sobre o logotipo

A logo da Nubank é uma representação visual poderosa da filosofia da empresa: simplicidade, modernidade e eficiência. O design é minimalista, consistindo no nome “Nubank” em uma tipografia limpa e moderna, acompanhado por um ícone que é uma releitura simplificada da letra “N”.

Simbolismo e Elementos Gráficos

O ícone, que lembra um “N” estilizado, simboliza a inovação, sua forma é dinâmica e foi projetada para transmitir movimento e avanço. Já a cor roxa foi escolhida estrategicamente e destaca-se no setor financeiro dominado por cores mais sóbrias como azul e verde. O roxo combina a calma do azul com a energia do vermelho, refletindo perfeitamente o equilíbrio entre seriedade e inovação.

A tipografia utilizada na logo é moderna e acessível, destinada a refletir a transparência e simplicidade que o Nubank busca em todos os seus serviços.

Evolução do Logo

Logo Nu atual

A primeira versão da logo no início era mais detalhada, com um design que incluía gradientes e sombras, que refletiam as tendências de design da época.

À medida que a marca evoluiu e se firmou no mercado, o logo foi simplificado, a empresa optou por remover os elementos de sombra e gradiente para abraçar um estilo mais flat e direto, alinhado com sua mensagem de simplicidade e eficiência.

A sua versão mais recente do logo mantém a essência do design original, mas com refinamentos que melhoraram a legibilidade e a aplicabilidade em diferentes mídias e escalas, garantindo que o logo seja facilmente reconhecível seja em um aplicativo móvel ou em grandes anúncios publicitários.

A evolução do logo do Nubank reflete o crescimento e a maturidade da marca, indicando que uma identidade visual bem pensada pode evoluir sem perder sua essência.

Curiosidades Nubank

Origem do nome  “Nubank” vem da fusão das palavras “novo” e “banco”, refletindo a proposta da empresa de trazer uma nova abordagem ao setor bancário, mais digital e menos burocrática.

O Nubank foi uma das primeiras no Brasil a oferecer um cartão de crédito controlado inteiramente por um aplicativo de celular, eliminando tarifas de manutenção e reduzindo as taxas de juros.

O Nubank é conhecido por sua cultura de trabalho inclusiva e inovadora. Foi uma das primeiras empresas no Brasil a adotar o modelo de trabalho remoto e tem políticas robustas de diversidade e inclusão.

O Nubank se destaca por sua transparência e comunicação direta com os clientes, especialmente nas redes sociais. A empresa frequentemente utiliza esses canais para resolver problemas, responder dúvidas e coletar feedbacks, o que fortalece a confiança e a lealdade dos usuários.

Quer saber mais sobre os temas?

Nós recomendamos um curso da Casa para você.

Se você se identifica mais com a área de Branding, conheça o Curso de Criação de Marcas – BRAND. Nele, você aprende o método para criar marcas envolventes, trabalhando desde a análise mercadológica até a composição de uma identidade visual bem estruturada, tendo mais propriedade ao escolher cada elemento. Suas aprovações serão mais rápidas e suas ideias mais surpreendentes. Acesse esse link e confira.

Siga-nos no Instagram e não perca os conteúdos que publicamos por lá também @escola_casa.

Flw, vlw.