Glossário de termos – Tamanhos de Papel da Série “A”

Quem nunca ficou com aquela dúvida na hora de trabalhar com tamanhos de papéis de impressão?

Isso é mais normal do que imaginamos, compreender os tamanhos e os diferentes formatos é essencial para a criação de materiais impressos de alta qualidade. Os tamanhos de papel da série A, padronizados pela norma ISO 216, são amplamente utilizados e reconhecidos internacionalmente.

Este glossário foi criado para fornecer uma visão clara sobre esses formatos, e ajudar na hora de escolher o formato e tamanho adequado para seus projetos.

Origem Etimológica

Os formatos de papel da série A, como A2, A3, A4 e A5, têm origem em uma padronização internacional baseada no sistema métrico e na proporção da raiz quadrada de 2. Essa padronização foi proposta pelo engenheiro alemão Walter Porstmann e formalizada pela norma alemã DIN 476 em 1922. Posteriormente, a Organização Internacional de Padronização (ISO) adotou essa norma como ISO 216, que é amplamente utilizada em quase todo o mundo. A letra “A” é uma designação para identificar a série principal de tamanhos de papel, facilitando a impressão e a comunicação global.

Formato A0

• Dimensões: 841 mm x 1189 mm (33.1 in x 46.8 in)
  • Área: 1 metro quadrado
  • Usos Comuns: Mapas, grandes posters, desenhos técnicos em escala completa.

Formato A1

• Dimensões: 594 mm x 841 mm (23.4 in x 33.1 in)
  • Usos Comuns: Posters, diagramas, desenhos técnicos detalhados.

Formato A2

• Dimensões: 420 mm x 594 mm (16.5 in x 23.4 in)
  • Usos Comuns: Posters de menor escala, gráficos grandes, apresentações visuais.]

Formato A3

• Dimensões: 297 mm x 420 mm (11.7 in x 16.5 in)
  • Usos Comuns: Gráficos, apresentações, desenhos técnicos, revistas, layouts de design.

Formato A4

• Dimensões: 210 mm x 297 mm (8.3 in x 11.7 in)
  • Usos Comuns: Documentos, cartas, relatórios, folhetos, materiais impressos padrão.

Formato A5

• Dimensões: 148 mm x 210 mm (5.8 in x 8.3 in)
  • Usos Comuns: Folhetos, cadernos, brochuras, agendas.

Formato A6

• Dimensões: 105 mm x 148 mm (4.1 in x 5.8 in)
  • Usos Comuns: Postais, folhetos pequenos, convites

Formato A7

• Dimensões: 74 mm x 105 mm (2.9 in x 4.1 in)
  • Usos Comuns: Cartões de visita, bilhetes de transporte, pequenos cadernos de notas.

Formato A8

• Dimensões: 52 mm x 74 mm (2.0 in x 2.9 in)
  • Usos Comuns: Cartões de fidelidade, etiquetas pequenas, bilhetes de loteria.

Formato A9

• Dimensões: 37 mm x 52 mm (1.5 in x 2.0 in)
  • Usos Comuns: Cupões, mini etiquetas, cartões de identificação.

Formato A10

• Dimensões: 26 mm x 37 mm (1.0 in x 1.5 in)
  • Usos Comuns: Selos postais, pequenos adesivos, marcadores de página.

Saber os formatos envolve mais do que apenas suas dimensões.

A importância de saber o que cada tamanho comporta facilita a comunicação e a troca de documentos entre diferentes países e culturas, já que os tamanhos são reconhecidos globalmente.

A padronização dos tamanhos permite que impressoras, copiadoras e outros equipamentos de escritório sejam ajustados para lidar com esses formatos, melhorando a eficiência e reduzindo desperdícios.

A proporção baseada na raiz quadrada de 2 garante que os documentos podem ser redimensionados facilmente. Por exemplo, um A4 dobrado ao meio resulta em um A5, mantendo a mesma proporção, o que é útil para cópias, redimensionamentos e escalas.

Além de que a padronização contribui para a redução de custos de produção e distribuição de papel, já que os fabricantes podem produzir em grandes quantidades com especificações uniformes.

Conclusão

Compreender os tamanhos e formatos facilita na escolha ideal para cada projeto, garantindo eficiência e qualidade nos materiais impressos. Qualquer profissional ou designer que trabalhe com impressão, precisa entender a diferença entre os tamanhos para que seus projetos atendam aos padrões globais e mantenham a integridade visual ao serem redimensionados. Aprofundando seu conhecimento sobre os formatos de papel, você estará melhor preparado para criar materiais impactantes e de alta qualidade, otimizando tanto o processo criativo quanto a produção final.

Esperamos que você tenha encontrado informações úteis e interessantes neste glossário. Ficaremos felizes em continuar fornecendo conteúdo de qualidade para você. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em entrar em contato conosco.  Siga-nos no Instagram e não perca os conteúdos que publicamos por lá também @escola_casa.

Acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Vlw, Flw 🤘🏼