Designer gráfico precisa saber desenhar?

Vamos começar com aquela pergunta que não quer calar: “sou designer gráfico. E agora? Preciso saber desenhar?”. 

É comum que essa dúvida apareça entre quem está iniciando na área do design ou deseja abrir o leque de jobs. A verdade é que, geralmente, quando falamos de trabalhos criativos, principalmente na área do design gráfico, se pense que seja necessário sim ser um grande desenhista ou ao menos ter uma boa base prática. Mas relaxa esse coração aí, jovem, que esse não é um requisito obrigatório.

Embora o design gráfico trabalhe de forma inteiramente visual, o desenho em si, não é exclusivamente o objetivo mais importante. Ele faz parte sim, de um processo. Que, junto com outras questões, faz parte do todo. Além do desenho, as informações, a hierarquia visual, a resolução do problema, a praticidade, e uma série de outros pontos são levados em conta. 

No design gráfico, você aprende a criar layouts bem estruturados a partir de um embasamento técnico. A partir disso, compreendendo o processo criativo e desenvolvendo habilidades de criação e desconstrução, são criadas soluções eficazes nas áreas de UI/UX, design editorial, tipografia, infografia, branding e comunicação integrada. 

Mas e o desenho? 

Embora ter habilidades no desenho não sejam obrigatórios na área do design, saber desenhar é sim um grande diferencial. 

Sabe quando você precisa desenvolver um material gráfico e na sua cabeça está tudo incrível. Letra por letra, traço por traço, tudo fazendo o maior sentido. Tudo se complementa, tudo se conecta. Aí chega na hora de tirar isso da imaginação e colocar no papel e fica aquela super relação de expectativa x realidade 😅 Quem nunca? Pois então… sabendo desenhar, a chance disso acontecer é muito menor, porque a tendência é que você consiga sim, passar para o papel, aquilo que está na cabeça. 

Como comentamos nessa matéria mesmo, e costumamos falar em todos os nossos canais, a grande missão do design é resolver problemas e encontrar soluções eficazes para essas resoluções. Na prática, quanto mais ferramentas você conhecer ou dominar, mais possibilidades de desenvolver algo realmente criativo e assertivo você tem. E o desenho entra nessa gama de “extras” interessantes que pode fazer de você um profissional mais completo. 

Além disso, desenhar é uma habilidade bastante valorizada dentro do mercado criativo. Através do desenho, você pode alcançar outras áreas, desenvolvendo outros materiais como personagens, por exemplo, trabalhando ou adicionando o serviço de ilustrador ao seu leque de competências.

Inclusive, as ilustrações são o mais próximo que podemos chegar de uma linguagem universal, estando imerso em um universo de atividades de técnicas manuais, criatividade e atenção aos detalhes. 

Ou seja designer gráfico…

Não. Para ser designer gráfico, não precisa saber desenhar. Mas, saber desenhar, fará de você um profissional melhor e mais completo. Com mais áreas mercadológicas para atuar, e mais possibilidades criativas de criar soluções eficazes. 

Quer ser um profissional melhor? 

Se você quer construir ou turbinar sua carreira como designer, te convidamos a conhecer o curso de Design Gráfico aqui da Casa 😉 

São 50 horas de aulas ao vivo e mais 60 horas de orientação, totalizando 110 horas de muito conteúdo teórico e prático. As aulas são ministradas pelo Evandro Stein, professor topíssimo Mestre em Design. 

Nesse curso, o foco não está na ferramenta. Mas nos métodos que você pode aplicar em qualquer software para criar designs realmente incríveis. 

Ah! E se você quer ser um designer fora da curva e ainda mais capacitado, conheça também o nosso curso ao vivo de Desenho e Ilustração. São 120h onde o Juba – nosso professor – literalmente desenha tudo o que você precisa saber para iniciar do zero ou melhorar suas ilustrações. 

Acesse o nosso site e dê uma olhadinha na página desses cursos. Aí vai o link. Se quiser mais sobre o curso de design gráfico é só clicar aqui. E se quiser conhecer o curso de desenho e ilustração, clica aqui

Designer gráfico

Até a próxima!

Flw vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.