Briefing

Como criar o seu Briefing?

Provavelmente todo mundo que passou por alguma experiência na área da comunicação, já ouviu falar sobre Briefing. Mas hoje a gente vai colocá-lo “do avesso” para te ajudar a construir um briefing que realmente tenha questões importantes e que sirvam para a execução do job. 

Mas, antes disso…

 

O que é briefing?

Sabe aqueles filmes de guerra ou aquelas reuniões de colaboradores de companhia aérea, por exemplo, em que são expostos os objetivos, metas e informações gerais para cumprir uma “missão”? 

Briefing, na comunicação, é exatamente isso. Um apanhado geral de informações acerca de um objetivo central: a cura de uma dor do público.

 

Por que ele é um documento importante? 

magine que você é diretor de criação de uma agência e o responsável pelo atendimento chega para você de duas maneiras:

A Primeira: Joãozinho, precisamos criar um cartão de visitas pro cliente XPTO. 

A Segunda: Joãozinho, precisamos criar um cartão de visitas pro cliente XPTO. O cliente enviou o Manual de Marca dele, então pode seguir as cores descritas por lá. Ele prefere em formato vertical e gostaria a frente somente com logo e o verso com o nome dele e os contatos. Quer acabamento de laminação fosca e cantos arredondados. 

Com esses detalhes a mais expostos na segunda apresentação, já temos algumas questões que serão excelentes para a execução do trabalho, olha só ⤵️

Alinhamento.

Toda a equipe tem uma visão geral do que se trata o Job e quem serão os envolvidos no projeto. 

Tempo.

Vir com todos os detalhes o mais esmiuçado possível, te garante menos tempo em discussão do que deve ou não ser feito, em pesquisa e na própria execução em si. 

Objetividade.

Ter os objetivos alinhados entre designer e cliente, garante uma menor taxa de refação, porque no primeiro contato com o job, o designer já tem boas referências daquilo que o cliente precisa.

Briefing = documento zero defeitos 😂

Mas como criar o briefing ideal?

Agora vem a nova parte da missão: criar um briefing que não seja tão complexo a ponto de gerar uma interpretação dúbia, nem tão básico a ponto de não trazer informações suficientes. 

Para te ajudar nisso, a gente preparou um checklist com informações que serão muito bem-vindas para a execução de qualquer projeto 😉

Na coleta de briefing descubra:

✅ Qual é ou do que se trata o produto/serviço

✅ Qual é a demanda completa

✅ Quais materiais semelhantes ou referências tem

✅ Quem é a Persona do negócio 

✅ Quais são os objetivos e quais dores curam

✅ Quem são os concorrentes

✅ Quais marcas considera inspiradoras 

✅ O que não condiz de jeito nenhum com o negócio 

Tendo essas perguntas respondidas, você terá um ótimo briefing em mãos.

 

Inclusive…

Tanto no curso de ADS Layout aqui da Casa, nós utilizamos a construção de um briefing bem completo e prático para interpretar resultados, além de uma série de outras ferramentas que colaboram para a execução de um trabalho com resultados muito mais assertivos. 

Briefing - Curso ADS Layout

Uma resumida no nosso curso de ADS Layout:

No ADS Layout você vai aprender a planejar e criar posts e anúncios gráficos excelentes para  obter engajamento e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas publicações nas redes sociais.

 

O que ensina?

Vários treinamentos em um. Você vai aprender a planejar, criar e executar layouts de campanhas criativas e com alto valor agregado.

 

Como isso vai ajudar?

Zerando seu bloqueio criativo, aumentando taxas de engajamento, conversão e mudando drásticamente a qualidade dos seus layouts e as aprovações dos criativos.

Se quiser conhecer melhor os nossos cursos, é só dar um cliquezinho aqui 😉

Bóra criar uns briefing? Bons jobs por aí 

Flw, Vlw 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.