7 Bancos de imagens gratuitos em alta resolução

Todo mundo que trabalha na área criativa, em algum momento da vida, vai precisar de imagens em alta resolução. Seja para publicações, criações de materiais gráficos, apresentações ou pra fazer uma montagem de aniversário pra um amigo 😜

Mas encontrar a foto perfeita – e de maneira gratuita – pode ser um desafio e tanto… não mais depois dessa matéria 😉

Vamos listar aqui, alguns bancos de imagens gratuitos para você acessar e buscar o que precisa de forma prática e em plataformas muito intuitivas.

Mas antes… um ponto muito importante na hora de escolher imagens para utilização em seus projetos, é saber se ela está liberada para o uso comercial. Se sim, mete ficha. Se não, nosso conselho é buscar por outra imagem que seja liberada para esse fim, evitando possíveis dores de cabeça no futuro.

Dito isso, “Let’s Dale!”

Conheca site com bancos de imagens gratuitos

1. Pixabay

Bancos de imagens gratuitos

Começamos a lista com um site topíssimo! O Pixabay tem uma galeria com mais de 1 milhão de imagens e outros itens, como vídeos também. São diversos arquivos em alta resolução, gratuitos e com licença liberada inclusive pro uso comercial. 

Ah! E um ponto legal. Se você tem imagens bacanas e quiser compartilhar com outras pessoas também, basta criar uma conta gratuitamente e subir suas imagens no site. 

2. Unsplash

Bancos de imagens gratuitos

Outra possibilidade bem interessante também, todas com licença 0800 mesmo para uso comercial. Você baixa direto do criador da imagem. 

Nessa plataforma você também encontra imagens em HD onde são organizadas por temas como: arquitetura, viagens, animais, entre muitas outras. 

3. Freepik

Bancos de imagens gratuitos

Além de imagens, no Freepik você também encontra vetores e mockups para baixar gratuitamente. Porém, na versão gratuita, existe um limite de downloads diários.

Há também a versão paga por um valor bem honesto em pacotes que você pode baixar sem limitação de quantidade pelo ano inteiro. Vale a pena dar uma olhada. 

4. Pexels

Bancos de imagens gratuitos

O Pexels é uma ferramenta onde os próprios fotógrafos podem disponibilizar gratuitamente suas imagens, podendo (não é obrigatório) creditar o autor. 

Além disso, é um bom local de pesquisa para imagens artísticas e abstratas. 

O site permite que a busca seja feita até mesmo por cores, o que auxilia bastante em determinados projetos. 

5. Free Images

Bancos de imagens gratuitos

Um dos bancos mais antigos, o Free Images é mais uma possibilidade com milhares de imagens disponíveis para download, com licença liberada para usar comercialmente também. 

6. Nappy

Bancos de imagens gratuitos

Atualmente tem se buscado ainda mais trabalhar a representatividade. Sabemos que é bastante comum encontrar modelos com perfis americanos nos bancos gratuitos. Mas isso representa apenas uma parcela da população, certo? 

Pensando nisso, a Nappy surgiu como uma forma de quebrar barreiras, disponibilizando apenas imagens de modelos negros. Ideia sensacional, né? 🤩

No site não há direito autoral em nenhuma imagem, o que possibilita o uso livre de qualquer uma delas.

7. Tem Que Ter

Bancos de imagens gratuitos

Mais um banco de imagens cheio de representatividade. O Tem Que Ter é brasileiríssimo e disponibiliza imagens cotidianas de pessoas LGBTQIA+ para levar a diversidade nas mais diversas campanhas criativas. 

Com cliques inicialmente feitos em Porto Alegre e São Paulo, a ideia do site é mudar os dados que mostram que a presença LGBTQIA+ seja praticamente nula na comunicação brasileira.

Agora que você já conhece diversos bancos de imagens gratuitos…

Chegou a hora de colocar em prática e sentar o dedo no download 🤘

Por último, mas não menos importante, trazemos aqui uma última dica para você. Os bancos gratuitos são ótimos e uma super mão na roda para casos com projetos de baixo orçamento. Mas investir em um banco pago também pode ser um diferencial para suas criações. 

Sites como Shutterstock, AdobeStock, iStock e Envato, por exemplo, possuem imagens para praticamente tudo o que você precisar, além de outros formatos, como arquivos em .ai, .eps e .psd. 

O importante é você avaliar se vale ou não o investimento. Só não dá para ficar parado. Ainda mais com uma lista de bancos free como essa, né? 

Flw, vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.