DESIGN DE ESTAMPA
A criação de estampas é um processo que envolve muita criatividade e técnica. Criatividade para ter ideias originais e técnica para passá-las para o papel, computador e tecidos, com qualidade e na medida certa. A área de estamparia é dinâmica e ampla, e suas ilustrações, formas e cores, dão mais vida à moda, arquitetura e indústria têxtil. Mas como criar estampas originais? Como compor um portfólio interessante?
ESSE CURSO É PARA VOCÊ...
que é designer de moda e procura novas abordagens para deixar suas criações ainda mais originais. É designer gráfico, tem afinidade com moda e tá afim de se especializar em design de superfícies. Trabalha com pintura e gostaria de ver suas obras estampadas por aí. É pra você que curte moda, design, ilustração, pintura, cultura e muita criatividade.
COMO CRIAR ESTAMPAS ORIGINAIS?
Se você está pensando em entrar para o mercado de estampas, é importante começar conhecendo seus processos. Abaixo você pode conferir alguns conteúdos essenciais que o ajudarão a desenvolver trabalhos autênticos na área:
Para estampar diferentes produtos, diferentes técnicas são utilizadas. Por isso, vamos começar entendendo sobre conceitos, modalidades, aplicações e processos.
- Estampa localizada, rotativa e digital;
- Sublimação;
- Serigrafia;
- Transfer;
- Impressão digital;
- Estamparia manual.
Originalidade é um ponto fundamental na criação de qualquer estampa. Por isso, vamos estudar materiais e técnicas que possibilitam a criação de desenhos autorais interessantes.
- Lápis de cor;
- Aquarela;
- Caneta posca;
- Técnicas de ilustração;
- Formas geométricas;
- Tipos de traços;
- Proporção humana;
- Proporção animal;
- Materiais para superfície.
As cores trazem mais vida às estampas, por isso estudaremos as particularidades de cada uma.
- Significados;
- Aplicabilidade;
- Temperaturas;
- Nuances;
- Contexto.
O que o cliente precisa, o que ele quer? Hora de coletar o máximo de informações sobre o mercado em que o cliente atua, o perfil do consumidor, objetivos da empresa e os objetivos do cliente. Esses dados serão essenciais para iniciar o desenvolvimento de qualquer projeto de estamparia.
- Estrutura de um briefing para moda;
- Como coletar as informações;
- Como criar à partir das informações coletadas.
Harmonia, ligação e conexão. Essas palavras podem representar o que é um rapport, termo tão famoso na estamparia. Por isso vamos entender melhor sobre ele e a sua importância.
- Estrutura de um rapport;
- Sistemas de repetição;
- Sistemas alinhados;
- Sistemas não-alinhados;
- Sistemas progressivos;
- Multimódulo;
- Composições sem encaixe.
O computador é essencial para o trabalho de um designer de estampas, já que é através dele que as estampas são digitalizadas, editadas e finalizadas. Nesse processo, dois softwares são muito utilizados: Illustrator ou CorelDraw para as ilustrações vetoriais e o Photoshop para as edições na imagem. Aqui você vai aprender sobre:
- Separação de cores no Illustrator;
- Separação de cores no Photoshop;
- Separação de quadricromia;
- Canais, expansão e correção de cores;
- Finalização da estampa;
- Formatos de arquivo;
- Fechamento de arquivo para impressão.
O que acontece na sala de aula?
O foco das aulas de Estampa é a criação de desenhos autorais, e para isso são mesclados conteúdos teóricos e práticos. Uma aula típica costuma funcionar assim:
O professor inicia a aula explicando e contextualizando com exemplos da área a temática e técnica proposta para o dia.
Em seguida, é passado um briefing que guiará os exercícios práticos de fixação dos conteúdos explicados.
Compreendidas as informações do briefing, inicia o processo de busca por referências que servirão de inspiração para o projeto. Nessa etapa, estudos sobre estilos e tendências são muito utilizados.
A materialização do conceito proposto para a estampa começa nos desenhos manuais, que são desenvolvidos a partir de técnicas de pintura como lápis de cor e aquarela.
Os desenhos criados manualmente logo são digitalizados para serem melhor trabalhados nos softwares de edição. Através do projetor, os alunos podem acompanhar em tempo real a explicação das etapas de como digitalizar o material.
Com o suporte do professor, os alunos praticam nos seus notebooks aplicando os conhecimentos no Photoshop e Illustrator.
Cada projeto conta com um prazo de entrega, que geralmente é de uma semana. Assim a cada encontro, um tema é proposto para os alunos desenvolverem no decorrer da semana e trazerem na próxima aula junto com seus feedbacks sobre os desafios encontrados.
O ciclo se repete! Entre aulas teóricas e práticas, os rapports são criados e estão prontos para estampar diferentes peças com muita originalidade.
Em que os alunos vão trabalhar?
O objetivo é que durante o curso os alunos criem materiais que possam ser utilizados nos seus portfólios pessoais. Por isso, a cada aula são propostas atividades para o desenvolvimento de trabalhos que ao final do curso irão compor uma coleção cápsula com todas as estampas criadas. Confira o que os alunos costumam desenvolver:
- Estampa floral;
- Estampa com formas geométricas;
- Estampa monocromática;
- Estampa à partir de fanart;
- Estampa abstrata;
- Estampa infantil;
- Estampa minimalista.
Professor
Douglas Cerutti – Solícito, comprometido e fã de filmes de terror. Douglas é Designer de Produto, e apesar da timidez, não poupa palavras quando o assunto é passar todo seu conhecimento técnico e empírico de Estampas para os alunos. Tem um lado nerd aflorado e curte pedalar.
Formação Acadêmica
Design Gráfico - Uniasselvi
Formação Artística
- Curso de Desenho e Ilustração - Escola Casa
- Especialização em Estilismo - Orbinato