Tendências de fontes para 2022

Estamos já com um pé sambando em 2022 e, por isso, precisamos nos movimentar e pesquisar sobre as tendências de fontes para o próximo ano, certo? Com certeza! 

E a tipografia merece uma atenção especial porque ela tem uma grande importância no design em si, bem como as cores, intervenções gráficas e imagens. A tipografia – ou “fonte” para os mais íntimos – compõe a criação e também se atualiza com o tempo, entrando em algumas tendências de utilização. 

E por falar em tendências…

Já conversamos por aqui sobre as tendências visuais que, se você perdeu, pode ler clicando aqui. E agora então vamos nos aprofundar mais sobre a parte tipográfica dessas tendências. 

Você perceberá que algumas características já entraram em alta no próprio ano de 2021 e devem crescer ainda mais no próximo ano. Masss, antes disso… que tal conferir quais foram as fontes mais baixadas até agora, em 2021, no Google Fonts? Olha só:

Poppins

Roboto

Roboto Condensed

Roboto Mono

Raleway

Oswald

Source Sans Pro

Montserrat

Lato

Open Sans

 

Ah! E se você não baixou alguma dessas fontes, é só clicar em cima delas e aproveitar 😉

 

Mas Como fica a Tendências de Fontes? Vamos lá!

 

Flexível

Neste caso você pode baixar uma fonte flexível ou então alterar a partir de uma base de fonte padrão. Para criar esse efeito, algumas letras são alongadas ou comprimidas, ou até mesmo as duas coisas. Um estilo que começou a ser difundido em 2021 e será visto bastante ainda em 2022. É uma opção interessante porque pode ser usada com dois objetivos: deixar uma frase com várias palavras diferentes no mesmo tamanho, criando um efeito totalmente simétrico; ou usar diferentes medidas em uma única palavra pra criar assimetria.

Tendências de fontes

 

Minimalista

A simplicidade do design pode resultar em um trabalho final rico e impactante. A partir do momento em que são utilizados poucos elementos, a mensagem é passada com menos chance de ruídos. O minimalismo é uma forte tendência visual do ano de 2022 e será bastante explorado também na tipografia, com fontes não serifadas, finas e sem intervenções em seu design.

Tendências de fontes

 

Arredondada

As curvas já estão entre as tendências visuais do próximo ano e isso será refletido também na tipografia. Essas fontes trazem a sensação de estarem mais próximas do consumidor, criando uma relação de proximidade e “amizade” entre As curvas também estão entre as tendências visuais do próximo ano e isso será refletido na tipografia. Essas fontes trazem a sensação de estarem mais próximas do consumidor, criando uma relação de proximidade e “amizade” entre marca e cliente.

Tendências de fontes

 

Serifa

FonteFontes serifadas parecem nunca sair de moda. Além de serem usadas por muito tempo para texto corrido em jornais e em títulos de moda, agora a tipografia serifada reforçará também textos de destaque para se conectar com o público.

Tendências de fontes

 

Acessível

Estamos cada vez mais conscientes sobre a necessidade de criar materiais que tragam acessibilidade. O reflexo disso, tipograficamente falando, se dá a partir da utilização de fontes que colaboram com a legibilidade a partir de fontes mais simples, sem grandes intervenções e com peso médio.

Tendências de fontes

 

Retrô

Traços em estilo vintage, trazendo caracteres muito próximos dos que eram utilizados em cartazes e anúncios nostálgicos, voltarão com força total em 2022.

Tendências de fontes

 

Personalizada

Pensando na experiência do usuário e em como se comunicar da melhor maneira possível, as marcas devem apostar na tipografia própria criada especificamente para o seu tipo de público, seu posicionamento e personalidade, se diferenciando do mercado geral.

Tendências de fontes

 

Cenário Tipográfico

Essa é uma estratégia para espaços físicos onde palavras gigantes compõem cenários e interagem com objetos expostos, criando grandes intervenções no ambiente.

Tendências de fontes

 

Muita coisa, certamente, ainda virá com o passar do tempo e outras tendências serão lançadas. Mas essa já é uma excelente lista para ir pensando, estruturando e criando sua linha de comunicação – ou dos seus clientes – para o ano que vem, né?! 

Então… mão na massa e bons jobs por aí! 

Flw, Vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.