Técnicas de enquadramento para a foto perfeita

Os planos e ângulos corretos fazem a diferença na hora do clique

Já parou para pensar porque algumas fotos saem tão bonitas? Não é a câmera, mas sim, algumas técnicas que são essenciais e transformam o resultado final da sua fotografia.

Para tirarmos uma boa foto, é essencial que o enquadramento esteja correto. Para auxiliar nisso, listamos os principais ângulos e planos da fotografia.

Ângulos

Os ângulos da câmera contribuem para o enquadramento de suas fotos. Ele é divido em três percepções: nível dos olhos (normal), plongée e contra plongée.

Cada um deles oferece aspectos e perspectivas diferentes. Você pode capturar a cena por completo, realçar algo na imagem, fornecer estabilidade para sua foto, entre outros.

Ângulo Normal

É o ângulo posicionado na altura dos olhos. Ele documenta, é convidativo e fala de igual pra igual.

Plongée

O ângulo plongée é quando a câmera captura a cena de cima para baixo. Deixa a imagem mais frágil e submissa. Você traz o chão como fundo e mergulha na cena.

Contra-plongée

É o ângulo usado para tirar fotos debaixo para cima. Torna a imagem mais poderosa, imponente e esplendorosa. É mais comum ser utilizado no cinema.

Planos

O plano fotográfico é a organização dos elementos no enquadramento da cena. Ele determina o tamanho da pessoa/objetos apresentados em cada quadro, assim como qual parte deles veremos. Os planos podem ser divididos em:

Grande Plano Geral

O ambiente é evidenciado como elemento principal na imagem.

Plano Geral

Neste plano, o corpo inteiro é fotografado, dos pés à cabeça.

Plano Americano

A foto é tirada da coxa até o rosto. O plano surgiu dos retratos do velho oeste, onde era importante que as armas colocadas na cintura aparecessem no enquadramento.

Plano Médio

Da cintura até o rosto. Este plano é geralmente utilizado em fotografias de moda. Cuidado para não cortar nas articulações ou as mãos e braços.

Plano médio curto

Do rosto até o busto.

Primeiro Plano

Este plano, também conhecido como close-up, evidencia o rosto da pessoa, até o ombro. Serve para mostrar confiança e a expressão no rosto.

Plano de Detalhe

Este plano foca em particularidades específicas. Pode captar uma pequena parte do corpo, ou detalhes de algum objeto.

O enquadramento faz toda a diferença, alinhando o melhor plano e o melhor ângulo do personagem ou objeto, trazendo mais significado a sua fotografia.

Fotos são ou não são pontos de vista? E qual dos planos e ângulos é o seu preferido? Conta pra gente…

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS

newsletter

Assine para receber dicas, inspirações e informações.

Escola_Casa

Escola de arte e design - Blumenau - SC | 47 3041 5101 - 47 99193 4757