Dicas de iluminação para fotos incríveis

Dicas de iluminação

Um dos temas de maior dúvida das pessoas que estão em busca de começar a fotografar, ou que já fotografam e querem melhorar o seu trabalho, é com relação a iluminação. 

O conhecimento de diferentes técnicas de iluminação podem tornar a foto muito mais interessante e com estéticas diferentes. Nessa matéria, vamos te apresentar algumas dessas técnicas para você se inspirar ainda mais e ter clicks cada vez mais incríveis 📸 Bóra?

Como funciona:

Antes de iniciarmos, é importante saber ou lembrar que a captura de uma imagem é feita a partir do reflexo da luz ambiente no sensor por meio das lentes. A iluminação é capaz de definir a cor, a forma e a visibilidade dos elementos em um enquadramento. 

Então agora vamos lá… 

Começando com técnicas básicas de iluminação. 

1. Assunto Iluminado

Nessa técnica, como o próprio nome diz, o objetivo é focar a iluminação em quem ou no que for o seu assunto principal. 

2. Exposição do Fundo

Muitas vezes o fundo precisa estar nítido, mas é importante cuidar para que essa nitidez não acabe deixando o fundo mais iluminado que o assunto principal. 

3. Sombras Irregulares

Outro ponto de atenção são as sombras. Se elas ficarem muito marcadas e formarem linhas irregulares, podem atrair a atenção de maneira negativa. 

4. Olhos vermelhos

Ao fotografar uma pessoa, a iluminação deve ser pensada também para os olhos do modelo. O ideal é posicionar as luzes um pouco acima da linha dos olhos, pois, ao ficar exatamente na frente, pode causar aquele efeito dos olhos vermelhos. 

5. Luz Dura

Esse tipo de iluminação gera sombras bem contornadas e marcadas, com bastante contraste entre a luz e a sombra. Ela acontece quando a luz é colocada sobre o assunto. 

Dicas de iluminação

6. Luz Difusa

Ao oposto da luz dura, essa é a uma iluminação mais suave que utiliza difusores para deixar as sombras mais delicadas. 

5 dicas para melhorar seus retratos ~ Resumo Fotográfico

Prontinho. Agora tendo essas informações em mente, partimos para técnicas um pouco mais elaboradas. Vamos nessa? 😉

1. Butterfly

Posicione a luz para que venha de cima e logo de trás da câmera. Isso criará uma sombra entre abaixo do nariz e queixo do modelo. 

BUTTERFLY | 조명

2. Loop

Aqui o princípio é muito parecido da butterfly, porém, a fonte de luz deve ficar mais para a esquerda ou direita, escurecendo uma área maior dessas sombras.

3. Rembrandt

Uma das mais utilizadas devido à dramaticidade que apresenta no resultado final. Neste estilo de iluminação, a sombra do nariz e da bochecha se unem, formando um triângulo abaixo dos olhos

8 ideias de Fotos em luz Rembrandt | retrato, fotos, retrato feminino

4. Dividida

Um spot de luz é colocado na lateral do modelo, o que trará um efeito onde metade do rosto fica bem iluminado e a outra metade bem escuro. 

PRINCIPAIS ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO - PDF Download grátis

5. Ampla

Essa iluminação recebe esse nome por causar a sensação de que o rosto parece mais amplo. Esse resultado é alcançado quando o rosto do modelo fica posicionado um pouco mais para o lado da câmera e não mais para o centro, e o modelo mantém o seu olhar para a câmera. 

A Pimenta: 4 Conceitos de Iluminação Que Você Precisa Conhecer

6. Curta

Este caso é o oposto da ampla. Aqui, o modelo move um pouco o rosto para a fonte da iluminação. O lado do rosto que fica mais afastado, recebe mais iluminação. Essa técnica afina os traços do rosto.

A Pimenta: 4 Conceitos de Iluminação Que Você Precisa Conhecer

A iluminação pode trazer diferentes emoções para seus clicks, alterar visualmente algumas características físicas dos modelos e até levar a atenção de quem visualiza a algum determinado ponto. É uma forma muito versátil de compor o senso estético da fotografia. 

E agora que você já está sabendo sobre algumas técnicas de iluminação, que tal saber tudo sobre câmeras, fotografia e treinar o seu olhar? Vem conhecer o Curso de Fotografia da Casa 📸 

O curso de Fotografia vai te ajudar a conhecer muito bem o seu equipamento, vai te ensinar a dominar a luz natural/artificial e, acima de tudo, vai treinar seu olhar para identificar ângulos e enquadramentos que possibilitem fotos maravilhosas.

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.