Ir para o conteúdo
  • Cursos
  • Blog
  • Contato
  • Cursos
  • Blog
  • Contato
Pesquisar
Residentes
  • CURSOS
    • Design 360
    • Todos os cursos online, num plano de estudos personalizado e com mentoria.
    • ❤ Workshops
    • Treinamentos rápidos e práticos de até 10 horas
    • Design Thinking
    • Social Media Design
    • Escultura Oil Clay
    • Figma p/ UI
    • Foto de Produto
    • Illustrator Essencial
    • Ilustração
    • Premiere Essencial
    • Elementor p/ MKT
    • Light online
    • Cursos rápidos sobre assuntos específicos e pontuais.
    • Projeto Freela
    • Photoshop
    • Tipografia
    • Composição Gráfica
    • Grid System
    • Proporção Áurea
    • Processo Criativo
    • Narrativa Visual
    • Composição Cromática
    • Anatomia Humana
    • Anatomia Animal
    • Composição
    • Desenho Básico
    • Perspectiva
    • Teoria das Cores
    • Illustrator
    • Formação online
    • Cursos de capacitação em nível de iniciante à profissional.
    • Design Gráfico
    • Edição de Imagens
    • Fotografia
    • Direção de Arte
    • Ilustração
    • ADS Layout - Social Design
    • Brand - Design de Marcas
    • Photoshop PRO
    • Presenciais
    • Cursos in loco na sede da escola ou in company.
    • Ateliê Digital
    • Desenho e Ilustração
    • Design Gráfico
    • Design UX/UI
    • Exp. do Cliente CX
    • Design de Interiores
    • Design de Coleções
    • Design de Estampas
    • Projetos 3D
    • Edição de Imagens
    • Vídeo
    • Fotografia
    • Hand Paint
    • Social Media
    • Tecnolab
    • Contrate um residente
    • Trabalhe conosco
    • Conheça o time
  • junho 8, 2022

Plano de Marketing: 6 Dicas de como fazer

  • Texto de Helô Beckhauser

Quando se está implementando um novo negócio ou então buscando crescer uma empresa, um grande aliado é o Plano de Marketing. Mas como criar um Plano de Marketing realmente eficaz e que auxilie para a conquista de bons resultados? Veremos isso ao longo dessa matéria 😉

Mas, antes de mais nada…

 

O que é um Plano de Marketing?

É uma ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a criar um planejamento estratégico para direcionar os próximos passos através de ações para aumentar vendas, ter um bom relacionamento com os clientes, captar novos, se posicionar no mercado, entre outros objetivos que uma empresa possa ter. É o Plano de Marketing que vai apresentar o que deve ser feito para alcançar os resultados almejados.

Segundo a pesquisa “Panorama PMEs” realizada por Resultados Digitais, Endeavor e Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2020, 70,9% dos entrevistados compreendem que um dos tópicos mais importantes para o seu negócio, é melhorar os processos de marketing e vendas. 

Uma forma de melhorar o marketing de uma instituição, é produzindo um Plano de Marketing para guiar as equipes a alcançarem os objetivos da empresa.

 

Como fazer um Plano de Marketing?

Para desenvolver um Plano de Marketing, alguns passos precisam ser construídos. Vamos passar por etapas que vão te ajudar a construir o seu:

◾ Análise do próprio negócio

Neste primeiro momento, concentre sua observação dentro da própria empresa, analisando situações internas e externas que impactam seus resultados. A Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), ou em sua versão traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Neste caso, sua análise deve seguir as seguintes etapas:

  • Força / Strenghts: anote tudo o que for positivo e interno (controlável pela empresa);
  • Fraqueza / Weaknesses: anote tudo o que for negativo e interno (controlável pela empresa);
  • Oportunidade / Opportunities: anote tudo o que for positivo e externo (incontrolável pela empresa, depende de fatores externos);
  • Ameaças / Threats: anote tudo o que for negativo e externo (incontrolável pela empresa, depende de fatores externos).

Coloque essas respostas em um quadro visual, como esse aqui:

(((aqui, sugiro colocar uma imagem da estrutura SWOT/FOFA)))

◾ Análise de ambiente

Agora, sua observação deve ser referente às questões externas de Micro e Macroambiente. 

  • Microambiente: deve-se analisar o que o setor empresarial proporciona, como muitos concorrentes, grande potencial de clientes, oportunidade para novos produtos, entre outros;
  • Macroambiente: análises regionais (cidade, estado, país, mundo) que podem impactar o seu negócio, como política, cultura, poder econômico, entre outros.

O objetivo dessa análise, é preparar um plano que pense em todas as possibilidades, inclusive as ruins, para que, caso aconteça, já se tenha alguma estratégia para lidar com a situação.

◾ Análise de concorrentes

Os concorrentes são parte do seu microambiente e também precisam ser analisados. É através da análise dos concorrentes que você poderá saber com quem se preocupar, onde deve se diferenciar, buscar inspirações e, a partir daí, montar estratégias que tornem o seu negócio mais competitivo no mercado.

Uma forma de fazer isso visualmente, é através da Análise Sincrônica, onde você escolhe o que será avaliado e coloca isso no papel/tela, listando um abaixo do outro, e colocando colunas laterais e com seus concorrentes e sua empresa. Como no exemplo abaixo:

Análise Cliente 1 Cliente 2 Minha empresa
Produtos Camisetas, Pijamas, Moletons. Camisetas, Pijamas. Camisetas que brilham no escuro.
Quantidade de Lojas Físicas 3 7 2

◾ Análise de Público

Com as análises anteriores feitas, agora chegou a hora de analisar quem é seu público-alvo do seu negócio. Analise características demográficas e comportamentais. Feito isso, crie Personas – pessoas fictícias que vão ter as características do seu público ideal.

◾ Definição de metas

Coloque todas as suas metas no planejamento. Uma dica, é usar neste caso, a técnica SMART (Specific/Específico, Measurable/Mensurável, Achievable/Atingível, Relevant/Relevante, Time-Bound/Na hora). Na prática, funciona dessa forma:

  • Específico: objetivos bem específicos, colocando da forma mais detalhada possível;
  • Mensurável: objetivos que possam ser quantificados;
  • Atingível: objetivos que sejam mais difíceis e ambiciosos, mas com potencial para serem atingidos;
  • Relevante: objetivos que possam ser adaptados de acordo com a realidade do seu negócio;
  • Na hora: objetivos que tenham um prazo de execução.

A ideia dessa técnica, é que cada objetivo se encaixe dentro dessas 5 etapas. Por exemplo:

Aumentar as vendas online de camisetas (específico) em 5% (mensurável) através da criação de novas estampas (relevante) que brilham no escuro (atingível) durante o mês de Julho (na hora).  

◾ Criação de estratégias

Nessa hora, com base em todo o material já levantado, você já sabe onde está e para onde deve ir. Agora, comece a relacionar as estratégias que devem ser feitas para alcançar todos os objetivos listados, encaixando dentro de pelo menos um dos 4 P’s do Marketing:

  • Produto: aquilo que uma empresa vende;
  • Preço: o valor em que é vendido;
  • Praça: o local onde o produto está;
  • Promoção: formas de divulgação deste produto.

Agora que você já sabe como montar um planejamento de marketing, quem seria o profissional responsável por essa demanda? 

 

Analista de Estratégia

É o Analista de Estratégia quem analisa os dados, lista e define as soluções estratégicas, com o objetivo de otimizar os resultados da empresa. Esse profissional também define as métricas e metas de cada projeto e gerencia campanhas online em conjunto com outros setores, a depender da estrutura da empresa.

 

Salário

De acordo com o site Glassdoor, que lista vagas e faixas salariais, a média do profissional Analista de Estratégia no Brasil é de R$ 4.847,00 mensais, porém, com vagas disponíveis que ultrapassam muito esse valor, alcançando até os R$ 18.000,00.

plano de Marketing

 

Como se tornar um Analista de Estratégia?

A área de formação desse profissional é construída como Social Media, que detém também uma série de outros conhecimentos, permitindo atuar em mais áreas. 

Se você curte a área de Social Media ou conhecer mais sobre esse mercado, clica aqui e leia a matéria “O que faz um Social Media”. 

Na Escola Casa, estamos desenvolvendo um treinamento completo para quem deseja se tornar um Social Media e trabalhar no mercado digital que segue em constante crescimento e busca profissionais diferenciados para salários também diferenciados. 

Participe dessa criação conosco contribuindo como aluno criador e nos ajude a entender as suas necessidades e demandas. Essa contribuição te dá a oportunidade de testar o piloto desse projeto com valores bem abaixo do mercado. 

Quero entrar na lista de cocriativos

 

E aí, curtiu o conteúdo?

Então acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Flw, vlw 🤙

Foto de Helô Beckhauser

Helô Beckhauser

Comunicadora Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização MBA em Inteligência Competitiva e Pós Graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Já estudou também design, edição de vídeo e fotografia. Atua como criadora de conteúdo e copywriter. Acredita que histórias bem contadas são transformadoras.
  • Design 360
  • Todos os cursos online, num plano de estudos personalizado e com mentoria.
  • Formação online
  • Cursos de capacitação em nível de iniciante à profissional.
  • Light online
  • Cursos rápidos sobre assuntos específicos e pontuais.
  • Presenciais
  • Cursos in loco na sede da escola ou in company.
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Saiba tudo sobre Gestalt no Design Gráfico

Gestalt: O Conceito Que Todo Designer Gráfico Precisa Dominar!

Portfólio de Design Gráfico

Portfólio de Design Gráfico: O Guia Completo Para Criar o Seu do Zero

Da pra gravar bons vídeos com o celular?

Vídeo com Celular: Dá para Gravar Vídeos de Qualidade?

endereço

R. Mal. Deodoro, 686 –
Vila Nova – Blumenau
SC | 89035-090

sobre nós

Escola

Contato

comunidade

Contrate um aluno

Trabalhe conosco

contato

47 3041 5101 | 47 99193 4757

WHATS Youtube
Blog
  • WHATS Contato
  • Todos os cursos online num plano de estudos personalizado e com mentoria.
  • Ateliê Digital
  • Desenho e Ilustração
  • Design UX/UI
  • Design de Interiores
  • Design de Coleções de Moda
  • Design de Estampa
  • Design Gráfico
  • Experiência do Cliente CX
  • Edição de Imagens
  • Fotografia
  • Hand Paint
  • Projetos 3D
  • Social Media
  • Vídeo
  • Design Thinking
  • Social Media Design
  • Escultura Oil Clay
  • Figma p/ UI
  • Foto de Produto
  • Illustrator Essencial
  • Ilustração
  • Premiere Essencial
  • Web pages de vendas
  • Design Gráfico
  • Edição de imagens
  • Fotografia
  • Direção de Arte
  • Ilustração
  • ADS Layout - Social design
  • Brand - Design de Marcas
  • BitMap - Photoshop PRO
  • Projeto Freela
  • Tipografia
  • Composição Gráfica
  • Composição Cromática
  • Grid System
  • Proporção Áurea
  • Processo Criativo
  • Narrativa Visual
  • Anatomia Humana
  • Anatomia Animal
  • Composição
  • Desenho Básico
  • Perspectiva
  • Teoria das Cores
  • Illustrator

Ao continuar você concorda com a  política de privacidade.

x