Qual a diferença das lentes fotográficas?

Pra quem curte fotografia, explorar as diferentes opções de lentes é como um parque de diversões, mas você sabe qual a diferença das lentes fotográficas? As lentes auxiliam na distância do click, na capacidade de capturar a luz, no foco e em muitas outras possibilidades fotográficas. Vamos falar sobre elas? Então diga XISSSS e vamos nessa 📸

Nessa matéria a gente vai abordar algumas características presentes nas lentes e, na sequência, te mostrar quais as principais lentes do mercado. Olha só 👇

 

Distância Focal

Essa é a distância em milímetros do centro óptico da lente, até o sensor da câmera. Na prática, isso impacta no ângulo de visão proporcionado pela lente. Quanto maior for esse número, mais fechado será o ângulo e mais longe você enxergará. Consequentemente, quanto menor o número, maior será a área captada no enquadramento. 

Distância Focal - Sem sofrimento para entender - Fotografia DG - Referência em Dicas de Fotografia

Exemplo em foto:

Qual lente fotográfica

 

Diafragma

São as lâminas que estão dentro da lente. Conforme a quantidade de luz que você tem na cena, você regula o diafragma para controlar a luz que seja que a câmera absorva.

As lentes podem ter aberturas de diafragma diferentes. Por exemplo: você pode encontrar lentes com aberturas de f/2.8 a f/20, ou de f/1.8 a f/22 e assim por diante. Quanto menor o número do “f”, mais luz entrará para a câmera, ou seja, se você estiver fotografando a noite, por exemplo, uma lente com f/1.8 ajuda muuuito. Já num dia de muito sol, você pode deixar o diafragma com uma abertura menor, em f/20 por exemplo.

 

Foco

Força e Fé 😂

O foco é o que vai trazer nitidez para a sua imagem. Na maioria das lentes, há um anel para que seja feita a regulagem de foco manualmente. Porém, há também opções com foco automático. Neste caso, no próprio corpo da lente, você move um botão para escolher qual dos focos você quer: manual ou automático.

 

Estabilizador

Essa é uma configuração bem interessante para aqueles momentos que se usa a velocidade do obturador mais baixa. Com o estabilizador na própria lente, a chance de saírem imagens tremidas é bem menor. Para verificar se uma lente tem estabilizador, a depender da marca, a sigla varia entre IS ou VR.

E sobre os diferentes tipos de lente? Lá vai…

 

Lente de Foco Fixo

Essas são lentes que não tem zoom. São levinhas e entregam um resultado muito bom. Excelentes companhias para locais com pouca iluminação, por contarem com um sensor que capta bastante luz.

 

Lente Zoom

Lentes Zoom são versáteis por contarem com diferentes distâncias focais na mesma lente. Dessa forma, posicionado no mesmo lugar, você consegue alterar a distância focal pelo anel da lente aproximando ou afastando a cena a ser fotografada.

 

Lente Macro

Excelente opção quando você deseja dar um close em algum objeto para conseguir o maior número de detalhes possível. Sabe aquelas fotos que a gente vê com clareza os pelinhos das patas de um inseto? É sobre isso! 

Conheça os tipos de lente e saiba quando usar cada uma delas

 

Lente Tele

Bastante usadas no fotojornalismo, são lentes com distância focal maior de 50mm, geralmente indo até 400mm. Mas também há as superteles, que alcançam 800mm.

Essas lentes apresentam a mesma característica vista em binóculos – achatamento dos planos por causa da alta distância. São muito utilizadas para fotos de animais selvagens (já que dá pra fotografar bem distante, muito mais seguro 😅).

Como as tele são utilizadas basicamente para fotografia de esporte e natureza, o fato de ficarem expostas à luz do sol por tempo muito longo causa aquecimento das lentes e expansão dos elementos de vidro. A cor branca tem o objetivo de refletir parte da luz do sol e diminuir o aquecimento das lentes.

Canon - Câmeras - Lentes Super Telefoto - EF 500mm f/4L IS II USM

Lente Tilt-Shift

Ela serve para… dar um tilt na sua visão 😂 Sabe aqueles vídeos onde tudo parece estar em miniatura? É muito provável que tenha sido gravado com tilt shift. A grande característica dessa lente é mudar a perspectiva do espectador embaçando as bordas.

45207

 

Lente Fisheye

A famosa olho de peixe. Essa lente também entrega uma perspectiva diferente, arredondando a imagem. Tem uma milimetragem bem baixa, o que possibilita enxergar muito mais no ambiente da cena. Muito utilizada em esportes como o skate, e na fotografia de imóveis pequenos.

Lente Olho de Peixe (Fish Eye) – Pixel3

 

Lente de Cinema

O nome já diz tudo né, more. É lente… de cinema! 

São as mais caras, podendo custar até 30 mil dólares. Além da qualidade excepcional, são lentes que, ao movimentar o zoom, o foco permanece intacto. 

E agora que você já está sabendo tudo sobre lentes, que tal saber tudo sobre câmeras, fotografia e treinar o seu olhar? Vem conhecer o Curso de Fotografia da Casa 📸 

O curso de Fotografia vai te ajudar a conhecer muito bem o seu equipamento, vai te ensinar a dominar a luz natural/artificial e, acima de tudo, vai treinar seu olhar para identificar ângulos e enquadramentos que possibilitem fotos maravilhosas.

 

Flw, vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.