Aprendizagem baseada em projetos

Certamente você lembra muito mais do que faz do qualquer outra coisa. Por isso nosso método de ensino se baseia na

Na aprendizagem baseada em projetos, os professores dão vida à aprendizagem para os alunos.

Os alunos trabalham em um projeto por um longo período de tempo – de uma semana a um semestre – que os envolve na solução de um problema do mundo real ou na resposta a uma pergunta complexa. Eles demonstram seus conhecimentos e habilidades criando um produto ou apresentação pública para um público real.

Como resultado, os alunos desenvolvem conhecimento profundo de conteúdo, além de habilidades críticas de pensamento, colaboração, criatividade e comunicação. A Aprendizagem Baseada em Projetos libera uma energia contagiosa e criativa entre alunos e professores.

Numa definição mais formal …
O Project Based Learning é um método de ensino no qual os alunos adquirem conhecimento e habilidades trabalhando por um longo período de tempo para investigar e responder a uma pergunta, problema ou desafio autêntico, envolvente e complexo.

Como o PBL difere de “fazer um projeto”?

O PBL está se tornando amplamente utilizado em escolas e outros ambientes educacionais internacionais, com diferentes variedades sendo praticadas. No entanto, existem características-chave que diferenciam “realizar um projeto” de se envolver em um rigoroso aprendizado baseado em projetos.

Achamos útil distinguir um “projeto de conclusão de curso” – um projeto curto e intelectualmente leve, servido após o professor cobrir o conteúdo de uma unidade da maneira usual – de um projeto de “projeto contínuo”, no qual o projeto é a unidade . No Aprendizado Baseado em Projeto, o projeto é o veículo para ensinar os conhecimentos e habilidades importantes que os alunos precisam aprender. O projeto contém e enquadra o as técnicas e os conteúdos do curso.

Ao contrário dos projetos de conclusão, o PBL requer pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação. Para responder a uma pergunta motriz e criar um trabalho de alta qualidade, os alunos precisam fazer muito mais do que lembrar informações. Eles precisam usar habilidades de pensamento de ordem superior e aprender a trabalhar em equipe.

Essa maneira de educar é o que molda o projeto de experiencia educacional da Escola Casa, que chamamos coloquialmente de ensino vivo. Tem se mostrado eficaz e gerado muito engajamento.