16 tipos de ilustração e como se tornar um ilustrador

Você sabe quais são os tipos de ilustração?

A profissão de Ilustrador tem sido cada vez mais procurada pelas empresas e agências. À medida que os softwares de edição vão trazendo mais possibilidades criativas também, os profissionais vão se ajustando às novas funções e o ilustrador tem tido mais ferramentas para executar seus trabalhos. 

 

O que é um Ilustrador? 

O ilustrador é um artista que cria suas próprias imagens, figuras e desenhos a fim de ilustrar alguma ideia.

Pode ser uma função complementar de um Designer Gráfico. A diferença básica entre os dois profissionais, é que o ilustrador cria um desenho específico e o designer pode usar ela ilustração, adicionar elementos e criar uma peça gráfica. 

 

Ilustrador

16 Tipos de Ilustracao Exemplo 1

 

Designer Gráfico

16 Tipos de Ilustracao Exemplo 2

 

Entenda o que faz um designer gráfico clicando aqui.

Um ilustrador pode criar seus desenhos no computador, digitalmente, ou à mão com lápis, caneta, tinta… o material utilizado depende da ideia e linha criativa que o artista deseja transmitir. 

Tipos de Ilustração

Cada estilo de ilustração pode trazer uma técnica ou uma sensação diferente. Porém, todas elas podem ser aplicadas de forma digital, ou tradicional (à mão). Listamos abaixo alguns tipos de ilustração para você conhecer: 

 

◾ Artístico

Neste estilo, a criação é livre. Não há uma técnica ou materiais específicos a serem utilizados. Você pode se expressar como quiser. É bastante utilizado por quem quer ter suas obras reconhecidas em exposições, por exemplo. 

◾ Editorial

Desenvolvida para compor matérias em livros e revistas, é um tipo de ilustração bem comercial, com bastante demanda no mercado. Muito utilizado também para ilustrar livros infantis, dando vida às histórias, tornando-as muito mais visuais.

◾ Quadrinhos

Desenhos que compõem uma história em quadrinhos, desenhando personagens, cenários, fazendo uso de cores, lettering, tipografias diferenciadas e muita técnica. 

Saiba mais sobre lettering e tipografia clicando aqui.

◾ Comunicação

Ilustrações são utilizadas com muita frequência na comunicação. Elas auxiliam nas sensações que as mensagens devem passar ao público. Além disso, são também uma forma de expressão artística. 

◾ Storyboard

O storyboard é um documento ilustrado onde são detalhadas as cenas do roteiro de uma produção audiovisual. Essa sequência de vários quadros desenhados, auxiliam na gravação das cenas, movimentação de câmera, e até no entendimento de interações de vídeos que usam somente imagens gráficas.

◾ Produtos

Essas ilustrações são feitas no processo de desenvolvimento de novos produtos. Podem ser preparadas também para ilustrar manuais, mostrando o produto por ângulos e em situações diferentes. 

◾ Caricatura

As caricaturas trabalham a ilustração de forma divertida e exagerada, brincando com o modelo. A técnica caiu na graça dos casamentos e feiras de rua, sempre chamando muita atenção do grande público.

◾ Infográficos

Os infográficos mostram dados e informações de uma forma bem didática. E nada melhor que apresentar algo didático por meio de desenhos. Cores, personagens e ícones são utilizados na composição gráfica, sempre seguindo a identidade visual. 

◾ Biológico

Utilizada nas áreas de medicina, biologia, botânica e zoológica, essas ilustrações são desenvolvidas o mais próximo da realidade possível, pois precisam mostrar com clareza a riqueza dos mínimos detalhes.

◾ Histórico

Assim como o Biológico, as ilustrações históricas também precisam ser o mais realistas possível, para ilustrar com clareza os momentos vividos pela História. O mesmo acontece com a área da arqueologia que precisa reconstruir objetos e cenários de maneira fiel. 

◾ Grafite

O grafite, assim como outros estilos de ilustrações feitos nas ruas, são manifestações artísticas utilizadas a cunho de protesto ou da arte em si. 

◾ Tatuagem

Além do domínio em ilustração, tatuadores também desenvolvem características em seus desenhos que são utilizados exclusivamente para tatuagens.

◾ Moda

O mundo da moda também precisa de ilustradores para o desenvolvimento de croquis, desenho de peças, criação de estampas, entre outras atividades. 

Saiba mais sobre design de estampas clicando aqui.

◾ Sátira

Bastante utilizado pela mídia, caracteriza desenhos atuais que fazem sátiras a temas de relevância social e política, como forma de expor opinião.

◾ Jogos

Jogos de cartas, de tabuleiro, criação de personagens, cenário, elementos… são diversas as possibilidades de ilustração no mundo dos jogos. 

◾ Embalagem

Com a concorrência cada vez mais acirrada entre produtos, a embalagem tem valor no processo de decisão de compra do consumidor. Por isso, muitas marcas investem em ilustradores a fim de desenvolverem embalagens diferenciadas e artísticas. 

Já vimos que o ilustrador é um profissional bastante requisitado, com muitas oportunidades e áreas de atuação. Então vamos falar de valores.

Quanto ganha um ilustrador?

De acordo com o portal Glassdoor, o salário médio de um ilustrador no Brasil, tem a média de quase R$ 3.000,00. No próprio Glassdoor, encontram-se vagas também que chegam na casa dos R$ 8.000,00. 

7Cy3g3fQbp86gIppqI2Kj5ALnvIVa YWWW6UpLQSMuE x1g

Além desses valores, muitas empresas contratam o ilustrador como freelancer para jobs específicos, remunerando não mensalmente, mas acordando um valor de acordo com a demanda. Trabalhando dessa forma e construindo uma carteira interessante de clientes, os valores podem ser muito maiores. 

 

Qual a formação necessária para se tornar um ilustrador?

Como em muitas áreas criativas, os profissionais são contratados a partir do seu portfólio. Sendo assim, cursos “mão na massa” são opções excelentes para quem quer encontrar no desenho e na ilustração, um hobby prazeroso ou mesmo uma profissão. 

A partir de um curso prático, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades, desenvolve também um portfólio para apresentar ao mercado. 

Se você tem interesse em ingressar em um curso completo de Desenho e Ilustração, que te prepara para trabalhar na área, clique no botão abaixo e conheça o curso aqui da Escola Casa 😉

 

Aprenda sobre dimensões, perspectiva, figura humana, anatomia animal, personagens, cores, narrativa gráfica, insights e muito mais.

E aí, curtiu o conteúdo?

Então acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Flw, vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.