A arquitetura, o design, a moda, a decoração… muitas áreas se baseiam nas tendências do ano para criarem seus produtos ou para se comunicarem com seu público. Por isso, preparamos um apanhado de características que estarão em alta em 2022 🔝

Em alguns pontos a pandemia trouxe influência nessas tendências. Com as pessoas mais tempo em casa, cores e formas foram ajustadas para garantir mais conforto e fluidez. Além de mudar também a forma como nos comunicamos 🤜🤛 Mas nem só do mundo pandêmico vive a tendência. Então vamos lá. Confira a lista 2022 que preparamos para você 😉

1. Minimalismo

Talvez a maior tendência para 2022. Como falamos, a pandemia tem impacto direto em diversas tendências visuais para o próximo ano e o minimalismo é uma delas. As pessoas descobriram que podem viver com menos, se desfazendo de coisas que não eram mais utilizadas ou não funcionais.

A ideia não é só gerar uma imagem visual mais livre, funcional e ampla, mas também experiências que são complexas em sentimentos mas simples em execução e interação.

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade, que já vem em alta, será primordial em 2022. Pode ser trazida em produtos, na relação de marcas com questões ambientais, na presença de texturas. Neste último caso, há destaque para a utilização de pedras como ônix, granito, mármore, e também texturas de madeira.

É importante que as marcas levem em consideração que os usuários gostam de se sentir representados, de levantar bandeiras que condizem com o que eles acreditam. Cuidar do meio ambiente e ainda representar o seu público, tem ganhado cada vez mais relevância no mercado.

3. Acessibilidade e inclusão

Valorização de todos os usuários, independente de suas características. Considere ações que levem inclusão e/ou acessibilidade por meio de seus produtos, serviços, conteúdos ou marcas. Deve-se lembrar que fatores culturais, sociais, psicológicos e pessoais estão influenciando o comportamento do consumidor em relação as marcas. Cada vez mais está existindo uma busca constante de marcas que trabalhem com um propósito, e principalmente que estejam realizando trabalhos com acessibilidade e inclusão, para que o usuário se indentifique.

4. Emojis

Emoji? Como tendência? Mas eles existem há anos… 🤔

Como estamos cada vez mais conectados, mostrar nossas emoções por meio de telas requer alguns auxílios. E um deles, é a utilização de emojis 😆

O uso desses pictogramas também impacta na conexão entre marca e consumidor, independente de qual segmento seja o seu negócio, pois essa utilização estimula a interação. Quem nunca manteve um diálogo somente com emojis? 😅

Aliás, teve post sobre isso lá no nosso insta, que você pode conferir agora clicando na imagen.

Tendencia nos emoji

5. Formas arredondadas e suaves

Essa linha visual já é bastante explorada e ganhará ainda mais força no próximo ano. Um dos objetivos deste estilo, é ocultar o aspecto rígido que as formas retas apresentam. Um exemplo que você irá encontrar é dentro da decoração, fazendo com que essas peças sejam capazes de se destacar no cômodo.

6. Mono e Bicromia

Reflexo da onda minimalista, o uso de tons mono e bicromáticos também são destaques. A escolha de uma única cor, com variação de tonalidades ou duas cores e todas as suas nuances promete se fortalecer. A proposta já pode ser vista em várias marcas, que estão buscando essa tendência em suas identidades visuais. Esta limitação de cores torna a compreensão mais rápida, o que é bem relevante para tempos cada vez mais corridos como esse que temos vivido.

mono e bicromia 1

7. Visualização de dados

Seguindo a linha da correria, a visualização de dados precisa ser mais simples para passar informações em menos tempo. O Storytelling ou infográficos podem ser utilizados com esse objetivo, contando histórias que apresentem dados e não um monte de gráficos e tabelas que exigem alto índice de concentração para entendimento.

Esse ponto reforça a necessidade de informações visuais minimalistas para uma experiência mais ágil e assertiva.

8. Vídeos com informações animadas

Sabe quando a gente abre um vídeo musical no YouTube e tem aquela versão “Lyric”, que a letra da música vai aparecendo na tela conforme é cantada? É tipo isso. Uma tendência da área de Motion Graphics com animação de tipografia, cores e formas, que está voltando com bastante força, não só no meio musical como também em estratégias visuais de marcas dos mais distintos ramos.

9. Experiência de voz

“Alexa, por que a Escola Casa prepara tudo com tanto carinho?”

Novas skills estão previstas para 2022 e, com elas, muito mais agilidade em várias tarefas do dia a dia. A assistência virtual por voz segue em constante crescimento e ainda conversaremos muito com nossas caixinhas inteligentes.

Pensar em soluções criadas a partir de recursos de voz é tarefa para quem quer se destacar no próximo ano. Podcasts também estão aí com toda a força, né? E seguem crescendo…

10. Memes

Seguindo o mesmo comportamento que os emojis proporcionam – só que um pouco mais zoeiro – os memes foram bem trabalhados em 2021 e seguem como tendência de 2022.

A utilização de memes aliada a visualização de dados, que também é referência do próximo ano, traz um ar muito mais amigável na forma de comunicar. Então já vai preparando a pasta “Memes que amo” porque será bastante utilizado ainda.

E ora ora… também falamos sobre isso no nosso feed. Confira clicando na imagem abaixo.

Tendencia nos memes

Agora que você conheceu as tendências gerais de 2022, você sabia que dentro do curso nosso curso de Design Gráfico nos aprofundamos mais sobre as têndencias? O curso oferece aulas que irão se concentrar em falar nas tendências do design para você poder construir um trabalho incrível. Que tal dar uma conferida no curso?

Flw, vlw 🤙