Importância do Design no Marketing Digital

Importância do Design no Marketing Digital

Você sabe qual é a importância do Design no Marketing Digital?

Se tem um assunto que está em alta atualmente, esse assunto é o Marketing Digital. E, embora pareça um conceito bem simples, existem diversos detalhes sobre a área que nem todo mundo tem conhecimento. E hoje o nosso papo é sobre isso 😉

Mas afinal… o que é esse tal de Marketing Digital?

Marketing digital são ações de marketing realizadas através da internet, seja para divulgar um produto, um profissional, para informar, para vender, solucionar problemas, criar relacionamentos, entre outros objetivos.

Apesar de acontecer de forma online, o Marketing Digital segue a mesma estrutura do Marketing Tradicional, criando estratégias a partir dos 4 P’s: Produto, preço, praça e promoção.

◾ Produto: aquilo que uma empresa vende;

◾ Preço: o valor em que é vendido;

◾ Praça: o local onde o produto está;

◾ Promoção: formas de divulgação deste produto.

Porém, quando se ouve falar em Marketing Digital, muitas pessoas e profissionais associam essa área somente a leads, landing pages, ferramentas de análise, copy, SEO… mas um ponto extremamente importante que, por diversas vezes é esquecido, é o design.

Antes de continuar, pausa para a definição de alguns termos citados acima:

◾ Leads: compradores potenciais;

◾ Landing Pages: página para captura de leads;

◾ Ferramentas de análise: ferramentas para acompanhar os resultados de campanhas;

◾ Copy: textos persuasivos com foco em vendas;

◾ SEO: otimização de mecanismos de buscas para melhor rankeamento das suas informações;

◾ Design: criação de materiais gráficos.

Dentro do Marketing Digital, encontramos o design nos catálogos virtuais, em email marketing, em blog, em páginas, em redes sociais. É importante que a identidade visual de uma marca esteja alinhada em toda a comunicação dela, incluindo nos posts patrocinados. 

Mas o que é, afinal, uma identidade visual?

A identidade visual é um conjunto com todos os elementos visuais e gráficos de uma marca, como o nome, a paleta de cores, as tipografias utilizadas, o estilo de criação. Tudo isso precisa mostrar quem a marca é, quais são seus valores, suas bandeiras, sua missão. 

A identidade visual é importante para uma marca porque a partir do momento em que se tem esse trabalho bem definido, o público passa a reconhecer a marca com facilidade, torna a comunicação mais profissional e se destaca em meio aos concorrentes. 

Imagine que estamos falando de um banco aqui, e, propositalmente, usamos esse tom roxo. Se NUBANK foi o banco que veio à sua cabeça, provavelmente você já teve contato com a identidade bem definida da marca. 

A própria comunicação visual pode se tornar muito mais criativa a partir do momento em que a identidade já está gravada na mente do público. Como no exemplo abaixo, em que uma certa rede de fast food aí, criou essa imagem para representar sua conexão WiFi em suas lojas:

Design no Marketing Digital

Não precisa nem ter o logo para você já ter identificado de quem é essa peça gráfica, né? 😅

Anúncios e mais anúncios

Quantos anúncios você já viu só hoje? Provavelmente, vários. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Media Dynamics e publicada por SJ Insights em 2014, uma pessoa enxerga mais de 5 mil marcas por dia. E os dados interessantes dessa pesquisa não param por aí:

◼️ Recebemos mais de 360 anúncios por dia;

◼️ Notamos cerca de 150 deles;

◼️ Nossa memória registra pouco mais de 80;

◼️ E, ao fim desse ciclo, estamos dispostos a nos engajar com apenas 12.

O que isso quer dizer na prática? 

Que quanto melhor é a criação de uma publicação, mais chances temos de estar entre o seleto número das 12 marcas engajadas. 

Tudo isso reforça a importância de um bom design, pois é através dele que o cliente/público:

  • Se sente atraído a reparar nas informações;
  • Encontra as informações importantes com clareza;
  • Vive uma experiência de usuário relevante;
  • Se identifica ou tem boas sensações com o material.

Segundo um estudo da Microsoft Corporation, uma pessoa leva em torno de 8 segundos para se sentir atraída e ter alguma impressão sobre algo que se torne relevante para ela. Imagine aquela situação em que você é apresentado para alguém e, após pouco contato, decide se foi alguém interessante ou não. No caso das marcas acontece da mesma forma… porém, durante apenas 8 segundos. 

Como construir um bom design para anúncio?

Algumas técnicas podem ser utilizadas para criar um layout de anúncio que possa ser apreciado em 8 segundos, como:

Grid

Linhas verticais, horizontais, quadrados ou retângulos que estruturam a criação de uma peça visual para colaborar com a harmonia das informações.

Tipografia / Lettering

Tipografia é a junção de um conjunto de caracteres já existentes que, quando unidos, formam palavras. As tradicionais “fontes” que vem instaladas em computadores, por exemplo, são tipografias. 

Já os letterings, são palavras criadas não a partir de caracteres, mas a partir de desenhos. É como desenhar uma palavra mesmo. 

Somente a escolha entre a utilização de tipografia ou lettering, já é suficiente para passar uma mensagem completamente diferente. Se você quiser entender melhor os detalhes da tipografia e do lettering, clica aqui que tem matéria sobre o tema. 

Cor

A escolha das cores também pode trazer diferentes sensações e destacar seus anúncios através de técnicas como a regra de harmonia, por exemplo, onde se pode definir uma paleta através de cores monocromáticas, complementares, análogas, tríades e tantas outras.

Também tem matéria somente sobre cores para você se inspirar e criar paletas incríveis. Para ler, é só clicar aqui.

Hierarquia

Separar as informações com base hierárquica, dando destaque ao que é prioritário, também é uma forma de criar anúncios visuais muito mais efetivos.

Copy

Levando em consideração a informação dos 8 segundos que vimos há pouco, destacamos aqui a necessidade de copies verdadeiramente convincentes, que trabalhe rapidamente os diferenciais do produto/serviço e que tenha uma boa CTA (chamada para ação) para que aguce o público a dar um próximo passo ou saber mais. 

Muitos designers que estão no início da carreira ou mesmo quem já trabalha há anos na área, muitas vezes identificam que seus posts impulsionados não trazem tanto resultado, ou sentem que o próprio layout não está tão bom mas não se sabe exatamente o que é necessário melhorar, ou ainda quando não se tem um processo criativo bem estruturado para produzir artes de maneira mais eficaz e com menos refação…

Te convidamos a conhecer o ADS Layout: um curso de design para anúncios da Escola Casa onde o aluno aprende a planejar e criar posts e anúncios gráficos excelentes para obter engajamento e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas publicações nas redes sociais.

Uma oportunidade incrível para profissionais que querem construir campanhas valiosas no Marketing Digital estudando diferentes áreas do mercado criativo, como:

  • Comunicação Persuasiva;
  • Gestão de Projetos;
  • Publicidade;
  • Design;
  • Cinema;
  • UX;
  • Psicologia;
  • Neurociência;
  • Engenharia de Produção;
  • Vendas;
  • E muito mais. 

Se quiser saber mais detalhes sobre o curso, é só apertar no botão ✌️

 

Flw, vlw 🤙

VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.