fbpx

Estado de Flow

O estado de flow é um estado de concentração máximo.

“Você está em êxtase a tal ponto que sente que quase não existe. Eu experimentei essa e outra vez. Minha mão parece desprovida de mim e não tenho nada a ver com o que está acontecendo. Eu apenas fico lá, assistindo, em um estado de reverência e admiração. E [a música] simplesmente flui por si mesma. ”

A frase acima é de um compositor. O estado de flow foi descrito pelos maiores pensadores do mundo como o estado mental mais produtivo e criativo para trabalhar. Além disso, psicólogos como o Dr. Mihaly Csikszentmihalyi, Ph.D. – argumentam que atingir o estado de flow regularmente é um componente essencial da felicidade. Ou seja, aprendendo a entrar nesse estado, você pode aumentar sua produtividade, ser mais criativo e mais feliz, tudo ao mesmo tempo.

Qual é o estado de flow?

Em 2004, o Dr. Csikszentmihalyi fez uma palestra no TED, na qual explica que o sistema nervoso é incapaz de processar mais de 110 bits de informação por segundo. Se você estiver ouvindo alguém falar, precisará processar cerca de 60 bits de informação por segundo para entender o que eles estão dizendo. É por isso que, se houver duas pessoas conversando com você ao mesmo tempo, você não poderá ouvir as duas e entender o que as duas estão dizendo.

Ele então explica que, quando você está completamente envolvido no processo de criar algo novo, não tem atenção suficiente para monitorar como seu corpo se sente, se está com fome ou cansado por exemplo. As pessoas no estado de flow, como o compositor acima, explicam que, quando entram nesse estado é como se não existissem.

Compor é uma atividade que requer intensa concentração. O corpo do compositor e sua identidade desaparecem enquanto ele está compondo, porque ele não tem atenção suficiente para ser capaz de compor bem e ao mesmo tempo sentir que existe. É como se sua existência estivesse temporariamente suspensa enquanto ele cria.

Também é importante observar que o compositor tem a capacidade de “desligar” para que o processo de composição se torne quase automático. Ele não precisa pensar conscientemente no que está fazendo, porque é altamente qualificado e experiente em composição. Uma parte importante da obtenção do estado de flow é o desenvolvimento de um alto nível de habilidade na área específica.

“É quase como se você não precisasse pensar, é como se tudo acontecesse automaticamente. . . é como se você estivesse no piloto automático, para não ter pensamentos. Você ouve a música, mas não sabe que está ouvindo, porque faz parte disso tudo. ”

Um patinador descrevendo o estado de flow

Para chegar num estado de flow, um equilíbrio entre o desafio da tarefa e a habilidade do executor deve ser alcançado.

Como é estar no flow?

Esses sete pontos resumem como as pessoas que atingem o estado de flow se sentem:

  • Você está completamente focado no que está fazendo;
  • Há uma sensação de êxtase – de estar fora da realidade cotidiana;
  • Há uma grande clareza interna: você sabe o que precisa ser feito e recebe um feedback imediato sobre o desempenho;
  • Você sabe que a atividade é factível, e que possui as habilidades necessárias para concluir a tarefa com sucesso;
  • Você perde o senso de si e todas as suas preocupações se afastam;
  • Você perde a noção do tempo e está completamente focado no momento presente;
  • Existe uma motivação intrínseca – tudo que produz se torna sua própria recompensa.

Curiosamente, a ideia do estado de flow surgiu como resultado de pesquisas sobre felicidade. Os pesquisadores começaram a se perguntar: “O que nos faz felizes?” E “Quando estamos mais felizes”? Como resultado dessa pesquisa, os psicólogos perceberam que ser capaz de entrar nesse estado é um componente essencial da felicidade além de uma experiência muito agradável.

Como atingir?

De tudo o que foi dito acima, pode-se observar que, para atingir o estado do fluxo, é necessário fazer o seguinte:

Encontrar um desafio .
Escolha algo que você goste de fazer. Pode ser qualquer coisa, seja tocar piano, trabalhar no seu romance, esquiar, andar a cavalo, jogar golfe etc.

Desenvolver habilidades para enfrentar o desafio.
Lembre-se de que se algo for muito fácil, você ficará entediado – e sua mente provavelmente vagará para não atingir o objetivo – e se algo for muito difícil, você ficará sobrecarregado e não conseguirá alcançar a competência subconsciente necessária para o estado de flow .

Estabelecer metas claras.
Você quer ser muito claro sobre o que deseja alcançar e como saberá se está obtendo sucesso. Aqui está um exemplo: “Vou escrever uma postagem no blog sobre como atingir o estado de flow . Saberei que estou tendo sucesso se puder definir claramente qual é, quais são os principais componentes, por que é benéfico e como alcançá-lo. ”

Concentrar-se completamente na tarefa.
Elimine todas as outras distrações. Você não quer que nada desvie sua atenção da tarefa que está realizando; se sua concentração for interrompida, você sairá do estado.

Reservar o tempo suficiente.
É muito provável que você leve pelo menos quinze minutos para começar a entrar no estado de fluxo, e um pouco mais depois disso até que você esteja totalmente imerso. Depois de entrar no estado do fluxo, você quer ter o máximo proveito possível, em vez de ter que parar prematuramente porque precisa fazer outra coisa.

Monitorar seu estado emocional.
Se você atender a todos os requisitos acima, mas estiver com problemas para entrar no estado de fluxo, monitore seu estado emocional. Se você estiver excitado – com raiva, ansioso, preocupado e assim por diante -, tente fazer algo que o acalme. Você sente que seu nível de energia está baixo e está se sentindo lento? Faça algo para aumentar seus níveis de energia, seja fazendo polichinelos, fazendo um lanche saudável, lendo algo motivacional ou ligando para um amigo que faz você rir.

Conclusão

Para concluir, aqui está uma citação de um poeta sobre o estado do fluxo: “É como abrir uma porta que está flutuando no meio do nada e tudo o que você precisa fazer é girar a maçaneta, abri-la e deixar-se afundar nela. Você não pode se forçar a isso. Você apenas tem que flutuar. Se houver alguma atração gravitacional, é do mundo exterior tentando afastar você da porta.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VER TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS

Estado de Flow

O estado de flow é um estado de concentração máximo. “Você está em êxtase a tal ponto que sente que quase não existe. Eu experimentei

LER MAIS →

newsletter

Assine para receber dicas, inspirações e informações.

Escola_Casa

Escola de arte e design - Blumenau - SC | 47 3041 5101 - 47 99193 4757