Dicas de como criar uma paleta de cores incrível

Sabe quando você está trabalhando em um projeto e trava na escolha das cores? Pois é, isso é mais comum do que parece. Outra situação, é como definir uma paleta de cores para usar na criação de marcas, por exemplo. E é sobre paletas que vamos falar hoje. 

Mas, pra isso, vamos voltar um pouquinho para entender melhor algumas coisas relacionadas à cores, combinado? Então tá! 😉

Alguns conceitos são utilizados para compor uma cor. Vamos começar com eles:

Matiz: é o estado natural da cor, sem variação de tonalidade. É a cor pura. Sem adição de preto ou branco. É pela Matiz que você identifica que o azul é azul e que o roxo é roxo, e identifica um do outro.

O azul marinho, o azul royal e o azul celeste, por exemplo, são variações de uma mesma matiz: o azul. 

Valor: o valor tonal, brilho ou luminosidade, são termos que se referem à claridade da cor. Então o valor é a quantidade de luz adicionada às cores, criando novas tonalidades. Sabe quando você usa o roxo e aumenta o valor da luminosidade, por exemplo, deixando um tom mais claro? É isso. 

Dependendo da quantidade de luz adicionada, a cor varia. Quanto mais luminosidade, mais branco. Quanto menos luminosidade, se vai alcançando o preto. 

Saturação: define o quão brilhante uma cor é. 

Então, quando misturada com branco ou preto, a saturação é reduzida. E quando misturadas com outras matizes, perdem a cor original, alterando até a luminosidade. 

Quanto mais saturação, mais viva é a cor e maior é a impressão de que o objeto está se movendo. Quanto menos saturada, mais pálida e estática. 

Dito isso, vamos para uma parte bastante relevante na hora de criar uma paleta de cores: a regra do 60:30:10. 

Essa regra é muito utilizada na Arquitetura e chega no Design Gráfico como uma forma de equilibrar harmonicamente um conjunto de cores. Para isso, você precisa partir da escolha de 3 cores, sendo distribuídas da seguinte forma:

60% do design com a cor principal

30% do design com a cor secundária

10% do design com a cor de destaque

Bom… como a gente sempre deixa tudo mamão com açúcar pra vocês <3 lá vai uma lista de sites que auxiliam na criação de paletas incríveis. Aí é só escolher 3 tons, aplicar o 60:30:10 e ser feliz pra sempre. 

Lá vai:

Coolors

paleta de cores

Com um gerador de paletas aleatório, você estará sempre a um clique de uma nova combinação de cores. 

Você pode personalizar fazendo alterações no método de geração ou através do upload de imagens.

Mas o ponto mais incrível dessa ferramenta, vai para a função onde você pode ativar a simulação de deficiências visuais, como o daltonismo, por exemplo. Isso auxiliará na criação de paletas muito mais acessíveis. 

Color Hunt

paleta de cores

Uma ótima plataforma para inspiração. É possível escolher a partir das paletas mais populares ou então criar a sua própria.

Você pode também distribuir likes às combinações e acessá-las com facilidade em outro momento. 

Palettable

paleta de cores

Neste site, você vai montando sua paleta a partir de like e dislike. As cores vão sendo liberadas uma a uma conforme for gostando das cores, até formar uma paleta com 5 tons. 

Também é possível fazer ajustes nas cores selecionadas para deixar exatamente da forma que você preferir. 

Adobe Color

paleta de cores

Criado pela Adobe, o Adobe Color auxilia na criação da paleta, porém com um diferencial: fazendo integração com os softwares da Adobe Suite, por meio das Libraries ou do Adobe Color Themes.

Além disso, o site também mostra o círculo cromático para que você possa escolher entre diferentes modos de cor, como: análogo, monocromático, tríade, complementar, e outros. 

ColorSpace

paleta de cores

No ColorSpace, você inicia o processo escolhendo uma única cor, que será a sua cor base. Depois clica em “Generate” e a mágica acontece. 

O site disponibiliza diversas combinações a partir da cor que você escolheu. Embora precise copiar manualmente o código hexadecimal de cada cor, vale muito a pena a utilização.

Agora é com você…

Acesse os links, navegue, estude, crie, teste. Experimente diversas possibilidades e dê as melhores cores às suas criações 🙂 

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.