Design de estampas no mercado têxtil e criativo

Design de estampas

As estampas também são uma forma de comunicação. Através delas, são criadas tendências que representam pessoas somente pela forma como elas se vestem. Além disso, as estampas também são responsáveis pelo sucesso de uma coleção.

Historicamente, as estampas começaram a ser utilizadas para cobrir imperfeições nas peças. Hoje, porém, elas têm o poder de movimentar o faturamento de uma coleção através da sua criatividade na criação, técnica e posicionamento.

Muitas grifes que hoje são referências no mundo da moda, têm nas estampas uma grande característica de suas marcas, como a FARM, Balmain, Dolce & Gabbana, entre tantas outras.

Quer visualizar melhor a força que as estampas têm para uma marca? Então olha só:

Uma das estampas mais icônicas do mundo, é o monograma da Louis Vuitton. Essa estampa foi criada em 1896 por Georges Vuitton, filho de Louis, como uma homenagem ao pai.

Design de estampas

Ainda mais cedo, em 1888, a marca utilizava o quadriculado Damier, que passou a ser reutilizado a partir de 1996 pelo diretor criativo Marc Jacobs.

Design de estampas

A utilização dessas estampas que são facilmente reconhecidas, geram valor ao produto. Afinal, ao se deparar com essas estampas, quase todo mundo sabe que estamos falando de uma peça Louis Vuitton.

Outra marca que também é conhecida por suas estampas diferenciadas e extravagantes é a Dolce & Gabbana. A grife italiana fez uma parceria em 2016 com a Smeg – marca também Italiana de Eletrodomésticos – e, juntas, lançaram uma edição limitada com 100 geladeiras que foram pintadas à mão por artistas da região da Sicília (Itália) inspirados nas estampas da Dolce & Gabbana.

Design de estampas

A força comunicativa das estampas.

Além dos materiais utilizados na produção de uma peça e da modelagem, a estampa é uma das principais linguagens para comunicar algo na moda. É como se fosse a voz da marca. As estampas representam a inspiração e conceitos do estilista.

A estampa também será uma forma de auxiliar o consumidor final a comprar ou não uma peça, avaliando se ela é condizente com sua necessidade ou gosto particular.

Na prática, funciona dessa forma:

Imagine dois profissionais, sendo um publicitário e um advogado. Um deles veste uma camisa preta com traços bem fininhos branco. O outro, veste uma camisa verde com naves espaciais, extraterrestres e planetas, tudo ilustrado na estampa. Qual camisa você relacionaria aos profissionais? Muito provavelmente, o advogado com a listrada e o publicitário com a verde de naves espaciais – embora o contrário também não estaria errado visto que cada um pode se mostrar ser da forma que quiser através do que veste 👔👚

Agora que você já conhece exemplos e sabe a importância da estampa na moda e como ela pode representar sentimentos e estilos, vamos conhecer melhor o profissional dessa área.

Quem é responsável pela criação das estampas?

Geralmente, é escalado para essa função o designer de moda, ou até mesmo o designer de estampa. Esse profissional, a partir de um briefing recebido ou criado em conjunto com a equipe de estilistas, faz pesquisas, análise de tendências e inicia o desenvolvimento das criações.

Essas estampas desenhadas são transferidas para as peças através de dois métodos:

◾ Estampa Localizada

Onde é feita individualmente em cada peça, e não diretamente no tecido, preenchendo somente um espaço pré determinado, como a frente ou as costas de uma camiseta, por exemplo.

◾ Estampa Rotativa

Ao contrário da anterior, aqui a impressão da arte gráfica é feita no tecido inteiro.

O que faz um Designer de Estampa?

O designer de estampas precisa definir a paleta de cores que será utilizada combinando com a cor da peça, desenvolver o rapport (veremos abaixo sobre esse termo), pensar em soluções criativas, escolher quais técnicas de estamparia serão utilizadas para alcançar o efeito necessário, e, claro, desenvolver o desenho da estampa.

Técnica Rapport.

No caso de estampas em repetição, é utilizada a Técnica Rapport. Essa técnica traz a sensação de continuidade, preenchendo espaços por completo.

Para desenvolver um Rapport, o primeiro passo é criar em uma área menor. Depois, é feita a repetição, onde se forma um padrão “infinito” a partir dessa pequena área criada, dando sequência na composição.

Salário do Profissional.

Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um Designer de Estampas Sênior no Brasil, é de R$ 6.475,00 por mês. Porém, há alertas de vagas abertas que buscam por profissionais oferecendo salários de até R$ 9.000,00.

O que precisa para se tornar um Designer de Estampas?

Ter conhecimento em design, desenho manual, coloração, rapport e em softwares para tirar as ideias da cabeça e passá-las para o papel/tela, são imprescindíveis.

Conheça o curso de Design de Estampas da Escola Casa e saiba mais sobre como se tornar um designer de estampas e viver do design de moda.