Prancheta 11

LETTERING

O handlettering é uma técnica divertida para você se expressar de um jeito mais visual e criativo. As composições são feitas sempre para um fim específico, e a maneira de produzir proporciona muita liberdade de criação. Você pode explorar diferentes estilos, traços, elementos, cores, materiais… A imaginação é quem manda!

Foto Sala 6

para quem curte processos manuais

Para você que se interessa por escrita, cores e formas e quer aprender a desenvolver letterings criativos. Você que trabalha com criação e deseja  aumentar seu repertório artístico. Você que procura uma atividade divertida e prazerosa para quebrar a rotina. É para você que gosta de criatividade, música, filmes e poesia.

COMO CRIAR SEUS PRÓPRIOS HANDLETTERINGS?

As aulas são compostas por conteúdos práticos, e a cada encontro você vai explorar diferentes elementos que te ajudarão a desenvolver a técnica da melhor forma possível. Confira os conteúdos:

A base de qualquer lettering é a escrita, por isso começaremos entendendo sobre seus diferentes estilos e quais são os materiais necessários para transferirmos as palavras para o papel.

• Tipografia x caligrafia x lettering;
  • Principais materiais (canetas, tinteiros, pincéis, brush pen, marcadores, canetinhas, papel, tecido e parede);
  • O corpo no traço – Como posicionar o corpo, o braço e a mão;
  • Tipos de traço – Espessura, curvatura, inclinação e variação;
  • Emprego de força e suavidade – Controle do traço para obter o resultado esperado.

A inspiração é um fator decisivo para a criação de letterings que tenham significado e despertem sentimentos. Então nessa aula você vai entender melhor sobre processo criativo, ficando por dentro de dicas sobre como encontrar as melhores referências para os seus projetos.

• Inspiração e referência;
  • Como montar o moodboard;
  • Estilos de letra – script, romana, handmade, gótica;
  • Combinações – como misturar estilos mantendo a harmonia;
  • Ligaduras e swashs – como integrar e personalizar as letras.

A próxima etapa é mapear tudo que é interessante para desenvolvermos o processo de construção do lettering.

• Ornamentos – Elementos gráficos além da letra, importância e aplicação;
  • Balanço, hierarquia e alinhamento – Onde cada coisa deve estar;
  • Rough e composição – Comece simples e depois refine.

Hora de refinar os detalhes que darão aquele tcham a mais aos seus letterings que logo estarão prontos para serem compartilhados em diferentes mídias.

• Aquarela – Gradiente, aguada e degradada;
  • Arte final – Acertar os últimos detalhes;
  • Mercado – Onde publicar e como monetizar seu trabalho;
  • Produção da fotografia – Um ótimo trabalho exige um ótimo registro;
  • Impressão – Explanação sobre softwares e digitalização.

↑ Trabalhos dos alunos – Confira os trabalhos desenvolvidos na última edição do Intensivo de Handlettering.

professor 7

ProfessorA

Morgana Feldhaus – Formada em moda, designer de superfícies e profissional da indústria têxtil. A Morgana é apaixonada por arte, pessoas, viagens, e por criar letterings.

Formação Acadêmica

• Moda - Estilismo Industrial - FURB
  • Técnico em Produção de Moda - SENAI
  •  Design Gráfico - Escola Casa

Formação Artística

• Capacitação em Adobe Illustrator - Lancaster
  • Workshop Photoshop CC Creative Retouch - Jasper Entretenimento
  • Designer Gráfico - Escola Casa

depoimentos

faça sua inscrição

lettering 8 1

faça sua inscrição

O curso rápido de HandLettering tem apenas 15 vagas.  Clique no botão abaixo para fazer sua matrícula.

HORÁRIO: 19h às 21h

R$ 525,00 ou 5x

Dúvidas frequentes

O curso possui algum pré-requisito?

Lettering é um curso livre e sem pré-requisitos. Basta você vir pronto pra criar muita coisa legal! 🙂

Quais são os materiais necessários para o curso?

Solicitamos que você traga lápis, régua, borracha limpa tipos, caneta pincel e/ou pincel para aquarela com reservatório, tinta nanquim, caneta posca preta (de preferência PC-3M), papel sulfite A4 e folhas de papel com superfície lisa acima de 150g.

Qual é a idade mínima para o curso?

Estipulamos a idade mínima de 12 anos para o curso.

O curso possui certificação?

Possui sim! Ao final das aulas você recebe um certificado com a carga horária e conteúdos do curso detalhados.

outros cursos