Prancheta 12

Fotografia de comida

Uma fotografia é capaz de despertar diversas sensações, ainda mais quando se trata de fotografias gastronômicas. E essa é uma área que exige muita atenção aos detalhes, pois para deixar o público com água na boca, não basta apenas selecionar um prato e fotografá-lo, alguns cuidados são essenciais antes do clique. Uma produção bem pensada, transforma um prato bom em um prato irresistível, é tudo questão de técnica.

Persona 10

para os amantes da gastronomia

Um curso para quem é chef de cozinha, pâtissier, sushiman/sushiwoman, confeiteiro, ou de outro nicho culinário e quer fotografar seu trabalho. Para donos de restaurantes, padarias, cafeterias ou lanchonetes. Para fotógrafos que têm interesse em conhecer as particularidades da fotografia de alimento. Para todos que entendem a importância de uma fotografia bem produzida na hora de divulgar seus cardápios na mídia.

Como fotografar alimentos?

Uma fotografia gastronômica bem produzida, desencadeia assimilações e possibilita ao público lembrar-se de sabores próximos contidos na imagem. Mas o que é necessário em relação a composição, luz, equipamentos e produção pra que essa relação aconteça? Confira os conteúdos que tornarão isso possível.

Vamos iniciar conhecendo os equipamentos mais utilizados para fotografar alimentos. E como configurar a câmera conforme as necessidades do ambiente e da proposta fotográfica.

• Tipos de câmera;
  • Tipos de lentes;
  • ISO;
  • Diafragma;
  • Obturador;
  • Balanço de branco.

Vamos entender o que é essencial para deixar um alimento mais atraente, utilizando diferentes equipamentos e técnicas para produzirmos composições incríveis.

• Luz quente;
  • Luz fria;
  • Luz direta;
  • Luz difusa;
  • Luz refletida;
  • Rebatedor;
  • Flash;
  • Fotômetro;
  • Elementos para compor o cenário.

Chegou a parte mais legal: hora de fotografar os alimentos. Nessa etapa você vai aprender alguns truques para deixar suas fotografias ainda mais interessantes.

• Ângulos;
  • Enquadramentos;
  • O foco de cada alimento;
  • Acompanhamentos;
  • Clima da fotografia;
  • Como humanizar as fotografias através do storytelling.

Por mais que os cliques fiquem ótimos, sempre existem alguns ajustes a serem feitos. E são esses pequenos retoques que deixarão suas fotos ainda mais profissionais. Por isso, aqui você vai aprender a utilizar o Adobe Lightroom para fazer edições e finalizar suas fotografias.

• Interface do Lightroom;
  • Como criar um catálogo;
  • Quais ferramentas utilizar;
  • Como exportar as fotografias para diferentes mídias.
foto comidaportifólio
Reproduzir vídeo

Fotografar comida pode ser tão divertido quanto cozinhar, e tão prazeroso quanto comer.

professor 3

Alexandre da Luz – Publicitário, proativo e criterioso. Alexandre é sangue bom, engraçado e parceiríssimo. Sempre à disposição, divide sua carreira entre os flashes no seu estúdio, as aulas de fotografia e o aperfeiçoamento constante. Curte fotografia de produto, moda, gourmet, é profissional e ama o que faz.

Formação Acadêmica

Bacharelado em Publicidade e Propaganda - FURB

Área de Atuação

Fotógrafo publicitário de moda, produto e comida no estúdio Atluz.

faça sua inscrição

AO VIVO/on line

HORÁRIO: 19h30 às 21h30

ou 5x R$ 105,00

É necessário ter câmera?

Não é pré requisito que você tenha uma, porque o foco será na montagem e composição do cenário e alimentos, então terá algumas estações onde as câmeras utilizadas serão as da Casa. 🙂

O curso possui certificação?

Possui sim! Ao final das aulas você recebe um certificado com a carga horária e conteúdos do curso detalhados.

TEM PRÉ REQUISITO?

Paixão e entusiasmo, só isso. Conhecimentos prévios em fotografia são bem vindos, mas se você nunca tiver fotografado nada na vida, pode fazer o curso tranquilamente.

QUANTOS ALUNOS POR TURMA?

Poucos alunos por turma, até 12 alunos, para que o professor possa dar atenção individual a cada um.

outros cursos

Quer aprender a fotografar alimentos?

Insira seus dados para receber os planos de adesão desse curso.

PROMOÇÃO

ganhe R$200,00

Matricule-se em Foto de Comida e ganhe um voucher de R$ 200,00 em desconto no próximo curso.