Criação de conteúdo: conheça técnicas e ferramentas para construir conteúdos incríveis

Se você está lendo esse texto, já está com um exemplo prático de Marketing de Conteúdo, que é o nosso tema de hoje por aqui 😉 E relaxa, que nas próximas linhas a gente vai destrinchar melhor sobre tudo isso, com direito até a ferramentas que auxiliam na criação de conteúdo. Então vamos nessa 😎

O que é Marketing de Conteúdo?

Essa é uma estratégia de marketing que tem como objetivo, distribuir conteúdos que sejam relevantes para o público de diversas formas, como: Ebook, Blog, E-mail Marketing, Redes Sociais, entre outros. Através desse compartilhamento de informação, a marca consegue resolver muitos dos problemas dos seus clientes e inicia o processo de autoridade no assunto.

Através de histórias, o Marketing de Conteúdo auxilia, muitas vezes até inconscientemente, o consumidor em seu processo de decisão de compra.

Como acontece?

Essa é uma estratégia que pode ser seguida em alguns passos: educando o público, conquistando a chancela de autoridade no assunto, influenciando a decisão de compra, transformando o cliente em um embaixador da marca levando o conteúdo adiante.

Método A.C.V.E.

4 pilares sustentam a relação de conteúdo e jornada de compra. Se liga só:

Atração: atrair o público por meio da entrega de conteúdos relevantes, que realmente façam a diferença para o consumidor;

Conversão: quando as pessoas do grande grupo vão virando lead e buscando sua solução de problemas;

Venda: negócio fechado! Agora, é a hora de entregar tudo – literalmente – para o consumidor.

Encanto: se o cliente se sentir encantado com a entrega, ele vira fã da marca. E fãs auxiliam na conversão e em novas vendas.

Como criar?

Marketing de Conteúdo está longe de ser um texto criado para as redes sociais, por exemplo. É uma estratégia como muitas outras. E, se tratando de uma estratégia, também precisa ser pensada e analisada.

É necessário definir sobre o quê será escrito, quem se quer atingir, quais resultados pretende alcançar, em quais canais será divulgado e quando será publicado. Só depois disso é possível esperar que os resultados comecem a chegar.

E o tal de UGC?

User Generated Content (conteúdo gerado pelos usuários). O que é? Onde vive? Do que se alimenta? 😂

O UGC é uma estratégia bem ao pé da letra mesmo. A partir do momento que você faz um bom Marketing de Conteúdo, vira autoridade e ganha fãs, como vimos anteriormente. Depois desse processo, é a vez do público compartilhar seu próprio conteúdo sobre a marca. E isso é o UGC.

Esse tipo de conteúdo é muito valioso por 2 motivos: ele é barato, pois a marca não está fazendo uma #publi, nem nada do gênero. O consumidor está, por conta própria, falando sobre a marca. E não exige trabalho da equipe em criar o conteúdo, pois ele é desenvolvido pelo próprio público.

Outro bônus que o UGC traz é a confiabilidade. Ninguém melhor do que o consumidor para instigar outro consumidor a seguir com o processo de compra, mostrando confiança e levando credibilidade à marca. Sabe quando você quer comprar um produto e lê as avaliações de outros compradores antes? É exatamente isso.

Como aplicar o UGC?

Criando maneiras de o consumidor avaliar o seu produto ou serviço. E existem muuuuitas formas de fazer isso. Aí vão algumas para te inspirar:

– Seções de avaliações

– Coleta de Depoimentos

– Criação de hashtag exclusiva para sua marca

– Criação de posts interativos nas redes sociais

– Publicação e Republicação de fotos e vídeos feitos pelo consumidor

– e muito mais!

Criando conteúdo…

Por fim, é hora de colocar a mão na massa. Mas, para desenhar estratégias, organizar o time e planejar, o uso de algumas ferramentas auxiliam e tornam esse processo mais produtivo. Por isso, preparamos 5 delas, que, com certeza, vão te ajudar na empreitada 😉

BuzzSumo: uma ferramenta de inspiração para pesquisar sobre o que outras marcas do seu nicho estão escrevendo e quais conteúdos são interessantes para seu público.

Criação de conteúdo

Keyword Tool: embora seja paga, existem algumas possibilidades gratuitas dentro da ferramenta. Você digita uma palavra-chave e recebe as estatísticas dela.

Criação de conteúdo

Google Trends: ideal para conhecer o volume de buscas de uma palavra-chave, com opções de segmentação para que as informações recebidas sejam o mais relevantes possível para você. Além disso, a plataforma também mostra palavras relacionadas para utilizar como variação.

Criação de conteúdo

ClickFunnels: com opção de teste gratuito por 14 dias, essa ferramenta cria funis de vendas para conversão em leads.

Criação de conteúdo

Sharethrough: um analisador de headlines que, mesmo estando em inglês, reconhece textos em português. Além de dar uma nota para sua headline, ainda faz uma avaliação do que pode ser melhorado para que consiga mais cliques dentro dos padrões de SEO.

Criação de conteúdo

E aí, curtiu? Então, já que falamos sobre conteúdo, continue de olho aqui no Blog que estamos sempre preparando conteúdos novos pra você 😉

Flw, vlw 🤙