Como salvar uma imagem WEBP em JPG e PNG

Levar um gelo do crush dói o coração, mas tem algo que dói mais ainda na vida do designer: quando você encontra aquela imagem maravilhosa, que é exatamente o que você precisava e na hora de salvar, você vê que fica assim: fotomaravilhosaincrivel.webp 😭 Mas relaxa que a gente já vai soltar um belo de um spoiler aqui… tem várias formas de solucionar esse problema 🤩

Antes disso… o que é esse tal de formato WEBP que não conseguimos utilizar dentro da grande maioria dos softwares? 

Bom, este é um formato desenvolvido pelo Google com o objetivo de reduzir o tamanho das imagens sem que se perca a qualidade delas. 

Como costumamos precisar dessas imagens em formato JPG ou PNG, separamos aqui alguns tutoriais que você pode usar para conseguir essa conversão 😉 Certamente algum desses métodos vai te ajudar. Vamos a eles: 

imagem WEBP em JPG

Convertendo a partir de um navegador diferente

Acesse uma página na web com uma imagem WebP e copie a URL. Na sequência, abra um navegador diferente que não tenha compatibilidade com esse formato (como o Microsoft Internet Explorer e o Apple Safari, por exemplo), cole a URL copiada anteriormente e pressione a tecla ENTER.

Feito isso, a página permanecerá da mesma forma, mas agora, todas as imagens estarão disponíveis no formato PNG ou JPG. Então, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da imagem, escolher a opção “Salvar imagem como”, escolher o local onde deseja salvar a imagem, e clicar em “salvar”. Voilà!


Extensão para navegador Google Chrome e Mozilla Firefox

Abra o navegador e instale a extensão “Save Image by Right Click”. Simples assim. A partir de então, quando precisar salvar uma imagem que aparece com o formato WebP, clique sobre ela com o botão direito e escolha a opção “save image as type 2.0”, selecione o novo formato que você precisa e tá feito! 


Utilizando o auxílio do Paint

No caso do Windows 10, é possível abrir imagens WebP no software Paint. Para isso, salve a imagem no seu computador como WebP mesmo, sem alterar nada neste momento. Depois, abra a imagem no Paint (que já vem instalado no seu computador). Com a imagem aberta, clique em “Arquivo”, “Salvar como” e escolha o formato que preferir dentro das opções sugeridas. No Paint, é possível converter para JPG, TIFF, GIF, entre outros. Defina a pasta onde o arquivo novo será salvo e clique em “Salvar”. 


Convertendo com IrfanView

Neste caso, você vai precisar fazer o download de um software: o IrfanView. (Você pode clicar aqui para executar o download). Então, com a imagem WebP já salva no seu computador, clique com o botão direito, escolha a opção “Abrir com” e procure pelo IrfanView. Com a imagem carregada no software, clique em “File” no menu, e na sequência em “Save as”. Escolha o formato que deseja salvar e tá feito! 


Site para conversão online

Se você prefere não baixar softwares externos e quer uma alternativa online, essa também é uma opção interessante. Mas é válido lembrar que, se você deseja converter arquivos sensíveis, ferramentas online não são a opção mais segura, fechado? Dito isto, seguimos… 

Para este caso, usaremos a Zamzar – uma ferramenta online com diversos tipos de conversão. A plataforma é gratuita para até 5 conversões simultâneas. Se a necessidade for maior do que isso, há planos de assinatura para a versão pro. 

Acesse o Zamzar clicando aqui, depois clique em “Upload” e então selecione o arquivo que será convertido. Depois, clique em “abrir”. Ou, se preferir, você também pode arrastar os arquivos para dentro do site. Com a imagem já carregada, clique em “Escolher formato” e, como o próprio nome sugere, escolha o formato 😅 Clique em “Converter agora” e, após convertido, clique em “Download” para baixar o arquivo no novo formato. 


Alterando a URL

Este é um “truque” bem simples, porém, não funciona em todos os casos. Mas vale o teste por ser extremamente rápido. 

Ao encontrar sua imagem em WebP, ainda no navegador, clique com o botão direito e escolha a opção “Abrir imagem em uma nova guia”. Ao abrir a nova guia, vá na URL e exclua os últimos 3 caracteres dela (-rw) e aperte a tecla ENTER. Se a imagem foi exportada nativamente em JPG ou PNG, após esse processo, ela será renderizada no formato original. Depois é só salvar a imagem normalmente para o seu computador. 

Aí foram 6 formas de converter uma imagem WebP em outras extensões. Certamente alguma delas vai funcionar para você não perder essa imagem 😉


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

Artigos relacionados

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.