Quando se está implementando um novo negócio ou então buscando crescer uma empresa, um grande aliado é o Plano de Marketing. Mas como criar um Plano de Marketing realmente eficaz e que auxilie para a conquista de bons resultados? Veremos isso ao longo dessa matéria 😉
Mas, antes de mais nada…
O que é um Plano de Marketing?
É uma ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a criar um planejamento estratégico para direcionar os próximos passos através de ações para aumentar vendas, ter um bom relacionamento com os clientes, captar novos, se posicionar no mercado, entre outros objetivos que uma empresa possa ter. É o Plano de Marketing que vai apresentar o que deve ser feito para alcançar os resultados almejados.
Segundo a pesquisa “Panorama PMEs” realizada por Resultados Digitais, Endeavor e Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2020, 70,9% dos entrevistados compreendem que um dos tópicos mais importantes para o seu negócio, é melhorar os processos de marketing e vendas.
Uma forma de melhorar o marketing de uma instituição, é produzindo um Plano de Marketing para guiar as equipes a alcançarem os objetivos da empresa.
Como fazer um Plano de Marketing?
Para desenvolver um Plano de Marketing, alguns passos precisam ser construídos. Vamos passar por etapas que vão te ajudar a construir o seu:
◾ Análise do próprio negócio
Neste primeiro momento, concentre sua observação dentro da própria empresa, analisando situações internas e externas que impactam seus resultados. A Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats), ou em sua versão traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Neste caso, sua análise deve seguir as seguintes etapas:
- Força / Strenghts: anote tudo o que for positivo e interno (controlável pela empresa);
- Fraqueza / Weaknesses: anote tudo o que for negativo e interno (controlável pela empresa);
- Oportunidade / Opportunities: anote tudo o que for positivo e externo (incontrolável pela empresa, depende de fatores externos);
- Ameaças / Threats: anote tudo o que for negativo e externo (incontrolável pela empresa, depende de fatores externos).
Coloque essas respostas em um quadro visual, como esse aqui:
(((aqui, sugiro colocar uma imagem da estrutura SWOT/FOFA)))
◾ Análise de ambiente
Agora, sua observação deve ser referente às questões externas de Micro e Macroambiente.
- Microambiente: deve-se analisar o que o setor empresarial proporciona, como muitos concorrentes, grande potencial de clientes, oportunidade para novos produtos, entre outros;
- Macroambiente: análises regionais (cidade, estado, país, mundo) que podem impactar o seu negócio, como política, cultura, poder econômico, entre outros.
O objetivo dessa análise, é preparar um plano que pense em todas as possibilidades, inclusive as ruins, para que, caso aconteça, já se tenha alguma estratégia para lidar com a situação.
◾ Análise de concorrentes
Os concorrentes são parte do seu microambiente e também precisam ser analisados. É através da análise dos concorrentes que você poderá saber com quem se preocupar, onde deve se diferenciar, buscar inspirações e, a partir daí, montar estratégias que tornem o seu negócio mais competitivo no mercado.
Uma forma de fazer isso visualmente, é através da Análise Sincrônica, onde você escolhe o que será avaliado e coloca isso no papel/tela, listando um abaixo do outro, e colocando colunas laterais e com seus concorrentes e sua empresa. Como no exemplo abaixo:
Análise | Cliente 1 | Cliente 2 | Minha empresa |
Produtos | Camisetas, Pijamas, Moletons. | Camisetas, Pijamas. | Camisetas que brilham no escuro. |
Quantidade de Lojas Físicas | 3 | 7 | 2 |
◾ Análise de Público
Com as análises anteriores feitas, agora chegou a hora de analisar quem é seu público-alvo do seu negócio. Analise características demográficas e comportamentais. Feito isso, crie Personas – pessoas fictícias que vão ter as características do seu público ideal.
◾ Definição de metas
Coloque todas as suas metas no planejamento. Uma dica, é usar neste caso, a técnica SMART (Specific/Específico, Measurable/Mensurável, Achievable/Atingível, Relevant/Relevante, Time-Bound/Na hora). Na prática, funciona dessa forma:
- Específico: objetivos bem específicos, colocando da forma mais detalhada possível;
- Mensurável: objetivos que possam ser quantificados;
- Atingível: objetivos que sejam mais difíceis e ambiciosos, mas com potencial para serem atingidos;
- Relevante: objetivos que possam ser adaptados de acordo com a realidade do seu negócio;
- Na hora: objetivos que tenham um prazo de execução.
A ideia dessa técnica, é que cada objetivo se encaixe dentro dessas 5 etapas. Por exemplo:
Aumentar as vendas online de camisetas (específico) em 5% (mensurável) através da criação de novas estampas (relevante) que brilham no escuro (atingível) durante o mês de Julho (na hora).
◾ Criação de estratégias
Nessa hora, com base em todo o material já levantado, você já sabe onde está e para onde deve ir. Agora, comece a relacionar as estratégias que devem ser feitas para alcançar todos os objetivos listados, encaixando dentro de pelo menos um dos 4 P’s do Marketing:
- Produto: aquilo que uma empresa vende;
- Preço: o valor em que é vendido;
- Praça: o local onde o produto está;
- Promoção: formas de divulgação deste produto.
Agora que você já sabe como montar um planejamento de marketing, quem seria o profissional responsável por essa demanda?
Analista de Estratégia
É o Analista de Estratégia quem analisa os dados, lista e define as soluções estratégicas, com o objetivo de otimizar os resultados da empresa. Esse profissional também define as métricas e metas de cada projeto e gerencia campanhas online em conjunto com outros setores, a depender da estrutura da empresa.
Salário
De acordo com o site Glassdoor, que lista vagas e faixas salariais, a média do profissional Analista de Estratégia no Brasil é de R$ 4.847,00 mensais, porém, com vagas disponíveis que ultrapassam muito esse valor, alcançando até os R$ 18.000,00.
Como se tornar um Analista de Estratégia?
A área de formação desse profissional é construída como Social Media, que detém também uma série de outros conhecimentos, permitindo atuar em mais áreas.
Se você curte a área de Social Media ou conhecer mais sobre esse mercado, clica aqui e leia a matéria “O que faz um Social Media”.
Na Escola Casa, estamos desenvolvendo um treinamento completo para quem deseja se tornar um Social Media e trabalhar no mercado digital que segue em constante crescimento e busca profissionais diferenciados para salários também diferenciados.
Participe dessa criação conosco contribuindo como aluno criador e nos ajude a entender as suas necessidades e demandas. Essa contribuição te dá a oportunidade de testar o piloto desse projeto com valores bem abaixo do mercado.
Uma resposta
Joia, Perfeito seu texto, Tem um aplicativo chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nesse Software tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar totalmente grátis, usando o aplicativo você pode fazer propaganda do seu conteudo de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, da ra vender qualquer coisa. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a dica. Seu conteudo foi de grande valor. Abraços a todos.
Os comentários estão desabilitados.