Design de games: Como entrar para o mercado

Design de Games

O mercado digital está em grande crescimento. Não à toa, você certamente já ouviu falar sobre o metaverso, sobre NFTs, sobre a internet das coisas, sobre a realidade aumentada e virtual… tudo isso faz parte da internet 3.0 e está acontecendo agora

A indústria criativa movimenta 110 Bilhões ao ano, em média, aqui no Brasil. E hoje vamos falar contigo sobre uma área que pode te disponibilizar uma fatia desse bolo: games

Todo game precisa de profissionais que atuem como designers para dar vida aos personagens, ao cenário e ambientação, às artes do jogo. E uma técnica que faz toda diferença nessa hora, é a pintura digital.

Mas afinal, o que é pintura digital?

Partimos do princípio da pintura: pigmentos que, ao entrarem em contato com uma superfície, dão cores a ela. A pintura digital, portanto, segue a mesma base, mudando apenas a superfície em que são colocadas as cores. Enquanto na pintura tradicional usamos tela de pintura e tinta, na pintura digital usamos um mouse e um software gráfico, por exemplo. 

Dito isso, podemos dizer que a pintura digital é a arte de criar imagens digitais através do uso de um computador, tablet ou smartphone, por meio de softwares que disponibilizam ferramentas virtuais para utilizarmos como tinta 🎨

E o que faz um profissional de Design de Games?

Como mencionamos anteriormente, esse profissional atua diretamente no desenvolvimento dos games e pode executar algumas funções, como:

◾ Designer Chefe

Um cargo de liderança que é responsável por guiar todo o processo de desenvolvimento do game. É ele quem escolhe o conceito, o estilo e a estética dos gráficos e coordena toda a comunicação das equipes envolvidas na produção.

◾ Designer de Fase

Também conhecido como Level Designer, essa função é responsável por desenvolver desafios e criar fases que mantenham o jogador engajado e criem a dinâmica para levar o gamer do começo até o fim do jogo.

◾ Redator

Esse é o profissional que cria textos a fim de gerar interação entre o game e o usuário. Ele cria diálogos, dicas, tutoriais, e qualquer outro projeto em texto que o jogo apresente, contando a história do game.

Além do jogo em si, o designer de games também pode desenvolver outros materiais, como:

  • Os próprios personagens;
  • Artes conceituais e de divulgação;
  • Skins para os personagens utilizarem durante o game;
  • Mapas e cenários para os jogos;
  • Ambientação e figurino.

Mercado de Trabalho do profissional de Design de Games

Um estudo da Newzoo mostrou que o Brasil é o 13º maior mercado de games no mundo, sendo o mais relevante da América Latina. Ainda em crescendo, o esperado é que somente este setor renda 12,3 Bilhões de reais. Esses dados provam que o mercado de trabalho está bem aquecido e é um ótimo momento para quem quer ingressar na área. 

De acordo com a Glassdoor – portal com divulgação de vagas e informações sobre profissões e remunerações –  o salário médio de um Designer de Games no Brasil é de R$ 5.199,00 por mês. Há registros também de vagas que ultrapassam os R$ 18.000,00 e essa diferença se dá devido às exigências e requisitos de cada vaga.

design de games

Além do valor de registro CLT, essa é uma área que permite a atuação como freelancer. Neste caso, o valor pode ser cobrado por hora, por demanda, por valores fixos… a negociação pode ser variada de acordo com o contrato executado entre o cliente e o prestador do serviço. 

Vale reforçar que não existe uma forma de contrato que seja melhor ou pior. Existem diferentes possibilidades e cada profissional pode optar pela forma que prefere trabalhar. Há mercado para todos. 

Como entrar no mercado de design de games?

Como diria Benjamin Franklin, “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. E, nessa área, não é diferente. Investir em cursos que te preparem para o mercado e auxiliem a criar diferenciais para explorar as melhores oportunidades, é um excelente caminho para dar os primeiros passos ou alavancar a carreira. 

Se você se interessa por design de games e quer sair na frente, conheça a Formação Artista Digital da Escola Casa. 

Apesar de não ser um curso de games, essa é uma formação completa em ilustração digital, que vai te ensinar sobre composição e computação gráfica para criar artes digitais de alta qualidade, utilizando técnicas da pintura tradicional e ferramentas digitais, te deixando preparado para se tornar um profissional de alta relevância e de grande capacidade criativa.

Quero conhecer a Formação Artista Digital.

Clique no botão acima, conheça a página da formação e tenha acesso às informações do curso. 

E aí, curtiu o conteúdo de Design de Games?

Então acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Flw, vlw 🤙

Ao continuar você concorda com nossa  política de privacidade.