Como desenhar bem? 6 dicas para aprender a desenhar

Quando uma pessoa está dando os primeiros passos na área do desenho, querendo aprender a desenhar, é normal que algumas dúvidas apareçam durante o processo de aprendizado. 

Pensando em te ajudar a como solucionar algumas delas, perguntamos ao Juba – o professor do curso de Desenho e Ilustração aqui da Casa, quais as principais dúvidas dos alunos nos primeiros dias de aula. Separamos 6 para compartilhar com você, já com respostas porque a gente nem Escola é, é anjo mesmo 🤭😂

Como estruturar um desenho?

Para fazer essa estrutura inicial, são esboçadas as linhas e as formas gerais para então, começar a dar forma ao desenho. E como fazer esse esboço? Bem… essa também é uma dúvida da galera que passa por aqui. 

Como esboçar?

É no esboço que você dá o pontapé inicial na sua obra. É o momento onde você passa o que está na sua cabeça, para o papel. Por isso, ele não leva muitos detalhes para que não perca a naturalidade do desenho. São traços rabiscados soltos e livres, feitos a lápis para que possa ser apagado depois caso apareça de alguma forma nos processos finais. 

Para o esboço, não há regras. Faça da forma que achar melhor. A única questão que deve ser levada em consideração, é usar formas geométricas. Esse é o jeito mais simples de representar qualquer coisa física. Crie com círculos, quadrados, retângulos, triângulos e assim por diante.

Desenhar

Como pensar nas proporções?

O uso de proporções faz com que o desenho tenha características bem específicas, principalmente quando é um desenho da anatomia. A proporção básica para a criação de corpos humanos é de 8 cabeças. Após definir o tamanho da cabeça, repita este tamanho por 8 vezes para ter a altura total do desenho. 

Pensar em detalhes como proporção da cintura e de ombros, ajudam a definir melhor também se o desenho trata-se de um homem ou mulher, por exemplo. E, apesar de o ser humano não ser completamente simétrico, o uso da simetria entre lado direito e esquerdo, deixa a obra mais proporcional e próxima da realidade.

Desenhar

Como fazer contraste, luz e sombra?

Para alcançar esse tipo de detalhamento, o primeiro exercício prático é treinar o olhar. É a partir dessa associação que você começa a entender como relacionar os valores de luz e sombra para criar a ilusão da terceira dimensão e dos diferentes tons entre o branco e o preto. Após ter essa noção de luz, você começa a conseguir texturizar, escolher qual lado deve receber luz para escurecer a outra face e assim por diante. Reflexos também devem ser registrados. Então, atente-se aos detalhes dos seguintes termos:

Fonte de Luz: marca a direção de onde a luz dominante vem. Essa informação afeta o desenho como um todo.

Sombras: essas são as áreas que recebem pouca luz ou nenhum resquício dela.

Sombra Projetada: uma área escura sobre uma superfície onde a luz é bloqueada por um objeto sólido. 

Desenhar

Como fazer linhas retas e círculos sem o apoio de compassos e réguas?

É normal que desenhistas optem por não utilizarem réguas ou compassos em seus desenhos. Então vamos te ensinar as formas mais simples de alcançar esse tipo de traço manualmente.

Círculos: posicione o lápis na folha que estiver desenhando e, sem tirar a ponta do papel, gire a folha. Mantenha o punho ou dedos segurando para que não saia da marcação. 

Linhas Retas: neste caso você precisa levar a linha de um ponto a outro. Para isso, faça uma pequena marcação, como um pontinho, por exemplo, de onde a linha deverá sair, e faça outra marcação onde a linha deve finalizar. Dessa forma, você terá dois pontos em uma folha. Posicione a ponta do lápis bem em cima do ponto de saída e fique olhando para o ponto de chegada. Leve o lápis, riscando, de onde estava parado até onde você estava olhando. 

Como desenhar rostos?

Vamos considerar a cabeça de uma mulher adulta nessa explicação, ok? Claro que este não é um tutorial. Apenas uma base para entender como funciona a dinâmica da criação 😉

Inicie a partir de um contorno oval (lembre-se: cabeças não são redondas), um pouco mais fino na parte inferior. Use uma linha reta vertical e outra horizontal, no centro do contorno oval, para definir proporções. Na metade de baixo, crie ao centro, outra linha horizontal. No espaço em que essa nova linha se encontra com a vertical, desenhe a base no nariz, colocando uma narina para cada lado da linha. Divida mais uma metade da parte de baixo com linha horizontal para fazer o contorno dos lábios. Para os olhos, faça dois círculos grandes na linha de centro horizontal. Na parte superior desses círculos, crie as sobrancelhas e no restante do espaço, crie os olhos trazendo o formato de olhar que você imagina, com pupila, pálpebras e sombreamento abaixo dos olhos. Na sequência, você começa a desenhar a orelha que começa na altura da sobrancelha e termina na altura da base do nariz. O cabelo, que é a próxima etapa, deve sair de trás e de cima da cabeça, caindo sobre o rosto porém, sem cobrir nenhuma parte do que já foi desenhado. Faça traços que representem o pescoço e a finalização fica por conta dos detalhes de fios, queixo, luzes e sombras. Lembre-se também de que, quanto mais acentuado for o detalhamento do olho e nariz, mais velho aparenta ser o rosto. 

Desenhar

Agora que você já tem uma boa noção de desenho, é preciso se atentar a um detalhe bem importante. De acordo com o Juba – nosso professor, o desenho é um processo. Aprender perspectiva, anatomia, figura humana, personagens, faz parte de um processo que, somado a outros, alcançamos um resultado final realmente satisfatório.

E se você quer aprender desenho e ilustração na prática, conheça nosso curso nessa área. Aqui, você aprende as habilidades necessárias para desenhar qualquer coisa. E de pré requisito, pedimos somente paixão e entusiasmo. Ou seja: se você só faz Zé Palito e olhe lá, não tem problema. Tem espaço pra todo mundo e, aprendendo as técnicas certas com bastante vontade de aprender e praticar, em pouco tempo você transformará sua forma de desenhar. 

Bons desenhos!

Flw, vlw 🤙

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
VER TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS

Ao continuar você concorda com nossa política de uso de cookies.