Como criar personagens de forma equilibrada

Se tem uma coisa que muita gente tem vontade de fazer, e fazer bem, é desenhar e criar personagens. Quem concorda, respira 😌😂 Mas, de fato, poder colocar qualquer ideia no papel, é um desejo de muitos profissionais do mercado criativo. 

Muitas marcas têm utilizado bastante para compor seu branding, personagens que “falam” com seu público. Embora essa seja uma prática até antiga, atualmente ganhou muita força. Se você quiser saber mais sobre isso, quando terminar de ler essa matéria que tem uma dica de desenho muito legal, retorna pra cá e clica aqui pra ler a matéria sobre personificação de marca 😉

Ainda falando sobre personagem, como comentamos acima, essa é uma prática que está em alta na área do design e comunicação em geral. É uma habilidade bastante valorizada pelo mercado. Então vamos melhorar essas habilidades? Let’s Dale 😎

Um ponto de atenção que se deve ter no início da carreira de ilustração e criação de personagens, é com relação à observação da figura humana.

Existe uma grande dificuldade em desenhar poses com movimento, sem ser algo artificial ou sem equilíbrio. Bom, ninguém fica o tempo todo numa posição completamente reta e “posturada”, a não ser que seja um soldado da Guarda Real de Betinha 💂👑💂 E representar essa dureza do personagem no desenho, acaba trazendo uma sensação de frieza ao material. 

A melhora desse ponto pode ser treinada já desde a observação. Frequente lugares com alto movimento de pessoas como shoppings e parques e faça esse estudo da figura humana, de como para, como se posiciona, nem que seja através de Zé Palitos. Mas esteja atento à forma como essas pessoas estão equilibradas.

Lá vai a dica do Profe Juba – nosso professor de cursos que envolvem desenho e ilustração aqui na Casa: pratique o que chamamos por aqui carinhosamente de “Efeito Gisele Bündchen” através da Regra do I, onde há uma compensação da pose reta. 

Nesse caso, equilibre a cabeça, o tronco e o quadril, deixando o movimento do corpo mais natural. Para entender melhor, vamos desenhar né 🤩

criar personagens

Viu só como fica tudo equilibrado? 🤩

É comum ouvirmos que o mais importante para um desenho de personagem seja a Anatomia. Mas, na prática, apesar de a anatomia de músculos sem sim, importante, a forma como equilibramos a postura faz bastante diferença. Até porquê, a menos que você esteja desenhando personagens nus ou bem musculosos para mangás, animes, quadrinhos em geral, os músculos estarão “escondidos” pelos detalhes de vestimenta. 

Inicialmente, então, de prioridade na proporção e movimento do corpo. Deixe os detalhes para depois. 

Criar personagens

E se você se interessa pela área de personagens e sabe o peso que isso pode ter no seu portfólio, conheça o Curso de Design de Personagens da Escola Casa, que está em nossa Formação Artista Digital.

Nesse curso, você aprenderá tudo o que precisa para criar personagens realmente incríveis! 

Serão aulas ao vivo – que você pode reassistir quando quiser – com exercícios e suporte total direto com o professor. 

Aprenda desde o ciclo criativo, passando pelas etapas do processo, elementos fundamentais do desenho, estudo de referências, de formas, estilos, criação, acabamento… um curso bem mão na massa, onde toda a parte prática é embasada com teoria. Dessa forma, você entende os porquês. E quando isso acontece, você consegue pensar, adaptar e aplicar as técnicas aprendidas em qualquer situação. 

 

👆 Clica no botão acima, navega na página do curso e conheça todos os detalhes desse treinamento que te possibilitará começar ou evoluir a sua carreira a um próximo – e alto – nível. 

  • Ah, mas eu não tenho talento para desenhar e criar personagens. 

 

Relaxa! Falando não é pré-requisito. Entusiasmo e vontade já são suficientes 🤩

Te esperamos lá na página do curso.

Flw, vlw 🤙

Ao continuar você concorda com nossa  política de privacidade.