Como conseguir trabalhos internacionais de design gráfico

Você sabe como conseguir trabalhos internacionais?

Até pouco tempo atrás, trabalhar remotamente era uma realidade de poucos profissionais. Mas aí veio uma pandemia mundial… e mudou essa realidade! Segundo números da consultoria global de carreira Korn Ferry realizada em Novembro de 2021, 85% das empresas passaram a adotar o sistema home office. 

Hoje, no Brasil, vemos empresas e profissionais cada vez mais engajados com o home office ou com o modelo híbrido – onde alguns dias são de trabalho presenciais e outros em casa. Mas uma coisa é fato: a pandemia mostrou ao mundo inteiro que o trabalho remoto, quando desenvolvido com seriedade e disciplina, funciona muito bem. 

Para algumas áreas, como a do design gráfico, por exemplo, o trabalho remoto já era uma realidade, mas também ganhou ainda mais força com a pandemia. Porém, o que antes parecia impossível, muitos profissionais conseguiram trazer para sua rotina: atender clientes estrangeiros

Recebendo em dólar, gastando em real…

A relação de trabalhos internacionais, entre estrangeiros e brasileiros, é um bom exemplo do ganha-ganha. Com o dólar e o euro valendo mais que o real, o contratante gringo, de certa forma, acaba pagando menos, e o contratado brasileiro, na conversão, acaba ganhando mais. Ótimo para os dois lados 😉 

Mas e como ingressar nessa carreira com trabalhos internacionais?

Acalma-te e relaxa! Estamos aqui para ajudá-lo! 

◾ Inglês é necessário

O idioma inglês é universal, portanto, é imprescindível que você consiga se comunicar através dele. A fluência não é necessária, mas é preciso conseguir entender e se expressar. Não é nenhum erro usar o Google Tradutor ou algum outro app como apoio, só não dá pra depender 100% dele, porque poderão haver falhas na comunicação. 

Além disso, aproveite essa experiência para melhorar ainda mais o seu inglês e aumentar sua bagagem criativa a partir desse contato com outras culturas.

◾ Portfólio em dia (e em inglês)

Não tem como falar de design gráfico sem falar de portfólio. O portfólio é uma das ferramentas mais importantes para um designer. É lá que estará uma amostra do seu trabalho, das suas habilidades, da sua experiência profissional, do seu senso de estética, seu estilo de criação.

Tenha um portfólio em diversas mídias, para que possa ser encontrado ou enviar quando solicitado. Utilize canais como o Instagram, LinkedIn, Behance, PDF, site próprio. E Se você está iniciando na área e ainda não tem um portfólio, não tem problema. Você pode criar trabalhos fictícios para adicionar ao seu material. 

E claro, não esqueça da versão em inglês para apresentar aos seus prospects de outros países. 

Se você quer algumas dicas sobre como estruturar o seu portfólio, clica aqui que temos uma matéria com mais informações sobre o tema 😉

◾ Seja ‘encontrável’ e crie um bom network

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”, né? E, nesse caso, ela é muito verdadeira.

Fale sobre seu trabalho e esteja presente nas redes sociais, participe de fóruns, interaja com seus perfis de interesse e com outros profissionais. Desenvolva ações de Marketing e de SEO para que você seja encontrado por quem procura por designers. Faça bons contatos. Network é ótimo para aumentar as possibilidades, seja no Brasil ou internacionalmente. 

◾ Tenha um perfil profissional no LinkedIn

O LinkedIn é uma ferramenta estratégica tanto para construir network como para pesquisar e se candidatar a vagas.

Não tenha um perfil somente por ter. Pense nele estrategicamente. Crie um perfil atrativo, que mostre a sua experiência, suas competências. Interaja com pessoas e empresas que sejam relevantes para você. Poste conteúdos que mostrem o seu conhecimento e o seu interesse pela área. 

Mude seu perfil para inglês. Isso também te ajudará a encontrar e ser encontrado por empresas internacionais.

◾ Procure vagas 

Além do LinkedIn, existem uma série de outros sites que você pode procurar por trabalhos internacionais, vagas fora do Brasil. Confira alguns a seguir:

  • Dribbble: a rede social do designer gráfico. Neste site é possível fazer network com outros designers, criar em colaboração, interagir em fóruns e encontrar oportunidades de emprego na área. 
  • AngelList: este é um site dos EUA voltado para quem quer se candidatar a vagas de empregos em startups.
  • Upwork: plataforma americana para quem busca vagas de freelancer.
  • Indeed: muito utilizado no Brasil, também disponibiliza vagas de emprego em outros países, podendo até mesmo cadastrar o currículo de forma online.
  • International Careers & Jobs: este site disponibiliza vagas de emprego em todo o mundo. Além disso, também tem informações sobre as empresas que recrutam candidatos e dicas de como montar um currículo.

Além desses sites, você também pode buscar por vagas no Google. Para isto, basta digitar o cargo e, em seguida, “remote jobs from anywhere”. Também é possível encontrar grupos de Telegram que divulgam oportunidades fora do país, como o canal “Remote Jobs”.

Como me preparar para grandes oportunidades?

Muitos designers estão na busca de trabalhos internacionais para trabalhar remotamente e há, de fato, diversas oportunidades disponíveis. Porém, é preciso estar acima da média para ocupar as melhores possibilidades.

Conhecer teorias e técnicas de design são determinantes para fazer de você um profissional muito além de um “apertador de botões”. Na Escola Casa, temos a formação Designer Gráfico Multi. Um curso completo que pode te ajudar a entender diversas técnicas para criar layouts com ótimos resultados, agindo na solução de problemas com foco no usuário, a partir de um treinamento complementar de Design de Anúncios, Criação de Marcas e Atuação do Designer.

Neste treinamento o aluno aprende a criar layouts bem estruturados e com todo embasamento técnico, a compreender seu processo criativo e desenvolver habilidades de criação para apresentar soluções eficazes nas áreas de UI, Design Editorial, Tipografia, Infografia, Branding e Comunicação Integrada e muito mais.

Quero conhecer a formação Designer Gráfico Multi

Para saber tudo o que esse treinamento pode te oferecer, clique no botão acima e navegue pela página do curso.

trabalhos internacionais

E aí, curtiu o conteúdo de Design de Games?

Então acompanhe nossas outras matérias clicando aqui.

Flw, vlw 🤙

Ao continuar você concorda com nossa  política de privacidade.