A origem do logotipo da Ferrari

Empresa referência em carros de corrida e de luxo, a Ferrari traz muita história no porta-malas

O logo que você utilizará para sua marca é uma das peças essenciais para a identidade visual de sua empresa. Ela te conecta com seus consumidores de forma visual, racional e emocional.

A forma como você utilizará o logo, seja com texto, símbolo, ou os dois, precisará carregar conceito, valores e história. Ela estará diferenciando você dos outros concorrentes.

A Ferrari é exemplo de sucesso neste quesito. Ela possui um logo emblemático e lembrado por muitos. O símbolo principal, chamado de “Cavallino Rampante”, possui uma grande história heroica.

Baracca_Francesco

 

Francesco Baracca

A história inicia na Primeira Guerra Mundial, com o piloto de caça da Força Aérea italiana, Francesco Baracca. Ele decorou a lateral de seu avião com o famoso cavalo preto. Em 1918, Baracca morreu, mas deixou um grande marco na história, se tornando um herói nacional.

Cinco anos depois, os pais de Baracca encontram Enzo Ferrari. Na época, o fundador da marca era piloto de corrida da equipe da Alfa Romeo (fabricante de automóveis italiano). Naquele encontro, a mãe de Baracca, Condessa Paolina, ofereceu o emblema de cavalo do seu filho para Ferrari utilizá-lo em seu carro, como escudo para atrair sorte.

Mas foi apenas em 1932 que o símbolo foi usado e apresentado ao público italiano, no Grand Prémio de Spa. Já em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda de Mussolini, com a empresa fundada e estabelecendo no mercado automobilístico, a Ferrari lança seu primeiro modelo com o “Cavallino Rampante”, o Ferrari 125 S.

Detalhes sobre o logotipo

Emblema Ferrari

Na primeira versão, o logo possuía abaixo do símbolo as palavras “Scuderia Ferrari”. Na versão atual, Enzo retirou o “Scuderia” e deixou apenas “Ferrari” no logo. A partir deste lançamento, a empresa se consolidou no mercado automobilístico.

Ferrari Logo Atual

 

Os três “r” da palavra Ferrari remetem ao cavalo em pé com as patas traseiras

É possível assimilar a composição do logo com os emblemas utilizados pela nobreza, evidenciando elegância e autoridade.

O principal símbolo da marca, o “Cavallino Rampante” remete poder e força. Pode simbolizar também a ideia de velocidade, se destacando por ser dominante entre as marcas de automóveis.

As cores possuem muito significado. A cor preta do cavalo, figura central do logo, simboliza poder. As cores verde, branco e vermelho, a bandeira da Itália. E a cor amarela de fundo retrata a bandeira da cidade natal de Ferrari, Modena.

thomas allsop bh5ReXWKqpM unsplash 2

 

Photo by Thomas Allsop on Unsplash

A fábrica italiana de carros esportivos de luxo, Ferrari, foi fundada em 1939, com sede em Maranello, província de Modena.

Quer saber mais sobre os temas? 

Nós recomendamos um curso da Casa para você.

Se você se identifica mais com a área de Branding, conheça o Curso de Criação de Marcas – BRAND. Nele, você aprende o método para criar marcas envolventes, trabalhando desde a análise mercadológica até a composição de uma identidade visual bem estruturada, tendo mais propriedade ao escolher cada elemento. Suas aprovações serão mais rápidas e suas ideias mais surpreendentes.

Siga-nos no Instagram e não perca os conteúdos que publicamos por lá também.

Flw, vlw 🤙

Ao continuar você concorda com nossa  política de privacidade.